ESCOLA DE GOVERNO

Meta de qualificações será superada em 54% com novos cursos

Mais 10 cursos serão oferecidos aos servidores em outubro deste ano. Meta inicial prevista no Acordo de resultados era qualificar 1.500 pessoas

A A

A Escola de Governo de Mato Grosso oferecerá mais 10 cursos no mês de outubro, com total de 220 vagas, chegando a 2.314 qualificações em 2015, 54% a mais que o previsto pelo Acordo de Resultados firmado com o governador Pedro Taques, que previa a capacitação de 1.500 servidores públicos durante todo o ano. 

De janeiro a setembro, foram aplicados 70 cursos, em que foram qualificadas 2.094 pessoas. As qualificações ofertadas entre os anos de 2011 e 2014 chegaram a apenas mil servidores capacitados por ano, em média. Em nove meses, a Escola de Governo ofertou mais cursos de qualificação do que nos últimos quatro anos.

Atualmente, o Executivo Estadual tem cerca de 66 mil servidores ativos. Embora o resultado seja positivo, a oferta dos cursos é insuficiente para atender a grande demanda. Para ampliar a oferta, há quatro grandes projetos: remuneração de instrutores, desenvolvimento gerencial e lançamento de duas pós-graduações lato sensu, uma para gestores que ocupam cargos de chefia, outra para servidores em geral. 

O Projeto de Lei para Regulamentação da Remuneração dos Instrutores permitirá que a Escola de Governo contrate e remunere instrutores, praticando um valor da hora/aula de acordo com a média dos valores praticados em Escolas de Governo de referência em todo o Brasil, além de prever a oferta de cursos de Educação a Distância (EAD) e remuneração de tutores. Atualmente, o projeto está sendo analisado pela Controladoria Geral do Estado e Procuradoria, para depois ser enviado à Assembleia Legislativa.

Já o Projeto de Desenvolvimento Gerencial é uma proposta para qualificar os gestores da administração estadual. Foi construído com base em uma pesquisa sobre competências gerenciais, cujo resultado está disponível no site da Escola e prevê a oferta entre outras ações, de um curso de pós-graduação voltado para gestores com previsão de 80 vagas, com início das aulas previsto para outubro de 2015. 

As inscrições estão sendo realizadas temporariamente pelas Coordenadorias de Gestão de Pessoas (CGP) das secretarias/órgãos. A EG pretende lançar ainda neste ano o novo site, com sistema para que as inscrições e certificações sejam realizadas virtualmente, diminuindo gastos e viabilizando agilidade e celeridade no processo. Já foram realizadas reuniões de alinhamento com CGP para fazer o levantamento de quais capacitações necessitam, entre outras pautas abordadas.  As inscrições são realizadas após ser enviado o número de vagas à CGP, distribuídas pela Escola de Governo, de acordo com a demanda especifica.


Confira abaixo a tabela dos cursos previstos para o mês de outubro, podendo sofrer alterações:

 

Curso

Data

Carga horária

Vagas

Excel – formulários, fórmulas e banco de dados (turma II)

26 a 30 de outubro

20 horas

20

Atendimento ao público

10 a 23 de outubro

20 horas

35

Sistema de Gestão de Convênios: Aspectos Normativos e Práticos no SIGCon (turma I)

05 a 09 de outubro

20 horas

15

Sistema de Gestão de Convênios: Aspectos Normativos e Práticos no SIGCon (turma II)

13 a 16 de outubro

20 horas

15

Sistema de Gestão de Convênios: Aspectos Normativos e Práticos no SIGCon (turma III)

19 a 23 de outubro

20 horas

15

Excel – formulários, fórmulas e banco de dados (turma I)

05 a 09 de outubro

20 horas

20

Documentoscopia

05 a 09 de outubro

40 horas

30

Formação de Pregoeiro

19, 20, 22,23 e 26 de outubro. 04 e 06 de novembro.

40 horas

30

Noções da Educação Preventiva Para Resistências às Drogas – Proerd

19 a 23 de outubro

20 horas

20

Estatística

05 a 09 de outubro

20 horas

20

 

 


Fonte: EUZIANY TEODORO e LAURA GONÇALVES – Assessoria Seges/MT