CONGRESSO INTERNACIONAL

Congresso Internacional de Educação Histórica reúne pesquisadores de diversos países

As inscrições são gratuitas. O evento acontece na Universidade Federal de Mato Grosso, nos dias 20, 21 e 22 de julho.

A A

Acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos dias 20, 21 e 22 de julho, o XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. Com o tema Consciência Histórica e Interculturalidade, o evento busca fortalecer a parceria entre a UFMT, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e grupos de pesquisadores de universidades estrangeiras, que realizam pesquisas na área de Educação Histórica. 

O Congresso, um dos aprovados no Edital de Eventos 2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), é organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência Histórica e narrativas visuais, da UFMT, junto com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, da UFPR, e do Laboratório de Ensino de História, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Segundo o coordenador do evento, professor Marcelo Fronza, “o apoio da Fapemat foi fundamental, principalmente no que diz respeito à participação de palestrantes estrangeiros e em toda a campanha de divulgação. A Fundação é a nossa maior colaboradora, e os recursos disponibilizados foram vitais para a realização do Congresso”. 

Pesquisadores do ensino de história, alunos da graduação e pós-graduação, professores da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio, como também outros interessados, podem se inscrever até o dia 20 de julho, pelo site do Congresso. Já o prazo para envio de resumos, tanto de apresentação oral como de banners, termina no dia 30 de junho. As inscrições são gratuitas. 

O evento irá receber de 250 a 300 participantes, e conta com a presença de pesquisadores de diversos países que realizarão conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos. As atividades da programação serão ministradas por renomados investigadores em Educação Histórica e Didática da História do Brasil, sendo alguns deles do México, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos. “Todos eles e elas estão entre os(as) maiores representantes da Didática da História e das discussões no campo de investigação da Educação Histórica no Ocidente”, frisa Marcelo Fronza. 

Além da UFMT, UFPR e FURG, o XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica conta com a colaboração da Universidade do Minho e Universidade do Porto, ambas de Portugal. 

Para mais informações, acesse o site https://xvjornada.wix.com/eduhistorica


Fonte: ISADORA VELOSO – Assessoria FAPEMAT/MT