AGRICULTURA

Fórum da Agricultura Familiar debate políticas públicas em Jauru

Quarta-feira, 30 de maio de 2012 | Publicado às 20h03

Com objetivo de discutir e sugerir políticas públicas que atendam as demandas do meio rural, principalmente do pequeno agricultor, aconteceu terça-feira (29.05), no município de Jauru (425 km a Oeste de Cuiabá).

A A

Com objetivo de discutir e sugerir políticas públicas que atendam as demandas do meio rural, principalmente do pequeno agricultor, aconteceu terça-feira (29.05), no município de Jauru (425 km a Oeste de Cuiabá), o Fórum Regional da Agricultura Familiar. O evento foi realizado pelo Consórcio Complexo Nascente do Pantanal e Prefeitura Municipal com a participação de representantes de 13 municípios da região Oeste do Estado.

Durante o Fórum a Supervisora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Neide E. Magalhães, proferiu palestra sobre a 1ª Conferência Nacional de Assistência técnica e Extensão Rural (Ater), que aconteceu no mês de abril em Brasília, com a participação de mil representantes de todas as capitais do Brasil. Debateu sobre o papel da Ater na disponibilização de diferentes políticas públicas para a Agricultura Familiar e como estruturar o serviço para que seja efetivo na promoção do desenvolvimento rural sustentável com papel estratégico na construção de um país sem pobreza.

E ainda, falou sobre a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - DAP, que é usada com instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas e financiamentos rurais como por exemplo, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto a Conab, Programa Nacional de Alimentção Escolar (Pnae) e outras. A DAP é emitida para a unidade familiar e os produtores em estão sugerindo que jovens e mulheres possam ter acesso de forma individual, declara Magalhães.

Participaram do Fórum mais de 100 pessoas, entre agricultores familiares, prefeitos, secretários de Agricultura, representantes do Governo do Estado, Associações, Cooperativas de Crédito e outros. Os municípios que fazem parte do Consórcio Complexo Nascente do Pantanal - Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D Oeste, Indiavaí, Lambari D Oeste, Mirassol D Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo do Céu e São José dos Quatro Marcos.


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT