CULTURA DE INOVAÇÃO

Rede Sinova encerra a segunda edição do Acelera Gov MT com cerimônia de premiação

Quinta-feira, 12 de junho de 2025 | Publicado às 11h30

O Acelera Gov MT é o primeiro programa brasileiro de aceleração de startups públicas e incentivo ao intraempreendedorismo no setor público

A A

Crédito: Edervan Lopes|Sinova-Seplag

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta terça-feira (10.6), a cerimônia de encerramento da segunda edição do programa Acelera Gov MT, no Centro Sebrae de Sustentabilidade. O evento premiou as equipes participantes nas categorias Principal, Destaque Intraempreendedor e Gamificação. Ao todo, 24 times, compostos majoritariamente por servidores públicos estaduais, apresentaram oralmente os projetos desenvolvidos ao longo de quase três meses de atividades.

O projeto “Descomplica IA – Licitações”, da equipe da Seplag, conquistou o 1º lugar nas categorias Principal e Gamificação. Já os projetos  “MT em Libras”, do time da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e “Mapea – Gestão de Atividades: navegando pela eficiência da gestão pública”, desenvolvido por servidores do Ministério Público Estadual, foram o vencedor na categoria Destaque Intraempreendedor.

Segundo o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o programa é reflexo do compromisso do Governo de Mato Grosso com a cultura de inovação. “Estamos priorizando investimentos financeiros e intelectuais para otimizar a máquina pública. O Acelera Gov MT é um exemplo concreto dessa estratégia, em que os servidores públicos assumem papel de protagonistas da transformação”, afirma.

Durante o programa, os participantes passaram por capacitações e treinamentos voltados à aceleração de projetos com potencial de implementação no Poder Executivo Estadual. A iniciativa é promovida pelo Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova), da Seplag, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). 

Para o gestor estadual de Mercado Digital do Sebrae, Leandro Gonçalves, o programa ilustra o papel da instituição no incentivo à inovação tanto no setor privado quanto no público. “O Sebrae promove a transformação de negócios e pessoas. Programas como o Acelera Gov MT mostram que a inovação é essencial para mudar processos, rotinas e formas de pensar, contribuindo para uma gestão mais eficiente e inovadora”, pondera. 

Estiveram na cerimônia de encerramento o adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, as adjuntas de Administração Sistêmica, Eliane Albuquerque, e de Aquisições Governamentais, Katiene Pinheiro. Além do superintendente de Governança para Resultados de Eficiência e Inovação, Washington Silva, e da coordenadora de Intraempreendedorismo e Inovação, Angélica Monteiro.  

Projetos premiados 


O projeto “Descomplica IA – Licitações”, desenvolvido pela equipe da Seplag, foi o grande vencedor da categoria Principal. Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Soluções de TI da Seplag, Anderson Barbosa, a iniciativa utiliza inteligência artificial para automatizar e facilitar a elaboração de documentos administrativos. “Durante o Acelera Gov MT, identificamos que o grande desafio estava na complexidade e no tempo exigido para criar documentos de aquisição de bens e serviços. Desenvolvemos uma IA capaz de otimizar esse processo, tornando-o mais ágil e eficiente”, explicou o integrante, ressaltando que a previsão é que haja uma redução de quatro meses para uma semana do prazo de execução do processo.



Legenda: Descomplica I.A conquistou o primeiro lugar na categoria Principal.Crédito: Edervan Lopes|Sinova-Seplag

 

Foram destaques também os projetos “Domicílio eletrônico do MT Cidadão”, do time do Poder Judiciário, e “Painel BI de ingresso de recursos federais”, do time da Casa Civil, que conquistaram, respectivamente, o terceiro e segunda colocações na categoria Principal.

Na categoria Gamificação, o segundo lugar ficou com o projeto “Digoreste GOV”, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “Tivemos que conciliar nossa participação com as atividades do dia a dia, muitas vezes resolvendo demandas remotamente. O nome do projeto é inspirado em uma gíria cuiabana e valoriza a excelência e o desempenho dos servidores”. É o que destaca a residente técnica da Secel, Ana Flávia. 

 


Legenda: Digoreste GOV. Crédito: Edervan Lopes|Sinova-Seplag

 

Os projetos “MT em Libras”, do time da Seduc, e o "Mapea-Gestão de atividades”, do MP, foram os premiados na categoria Destaque Intraempreendedores. De acordo com a técnica administrativa do MP, Dálete Campos, a iniciativa prioriza a eficiência do fluxo de atividades da gestão pública. 

Legenda: Mapea foi um dos premiados na categoria Destaque Intraempreendedores. Na imagem, a integrante recebe prêmio do superintendente.Crédito: Edervan Lopes|Sinova-Seplag

“A ferramenta permite criar planos de trabalho adaptados a todos os perfis institucionais, promovendo consciência do papel de cada um para gerar valor público. Ela fornece dados de governança, ajuda a alocar recursos humanos com precisão, realizar contratações assertivas e mapear processos de forma simples”, esclarece Dálete Campos, técnica administrativa do MP. 

A banca de avaliadores contou com a participação do professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Robson Gomes, da diretora técnica de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Silvina dos Anjos, dos gestores estaduais do Sebrae de Mercado Digital, Leandro Gonçalves, e de Inovação, Fernando Pscheidt. Além desses, também o consultor da empresa Gov Up, Rafael Bechelin.  

Mudanças

O servidor responsável pela coordenação do Acelera Gov MT, Rosberg Marques, destacou a diversidade de perfis das equipes, compostas por servidores experientes e novos talentos. Ele aponta os avanços importantes nesta segunda edição, como  a participação de outros poderes, com a adesão de times do TJMT e do Ministério Público. 

“Também reestruturamos as capacitações e materiais para garantir melhor aproveitamento da jornada. Os participantes foram desafiados a fazer oficinas e entregas semanais, com o objetivo de chegarem com projetos realmente inovadores ao final dos 3 meses de programa”, explica.

Outra melhoria foi a ampliação das condições de participação, tendo em vista que o Programa visa atender todos os servidores do Estado, inclusive, dos órgãos dos municípios.  “Tivemos preocupação de criar uma grade híbrida com encontros presenciais e também on-line, viabilizando que times de servidores de qualquer cidade do estado possam participar e desenvolver seus projetos, sem perder a conexão e trocas intensas dos encontros presenciais”, destaca o superintendente Washington Silva.


Fonte: Inácio de Paula