CERTIFICAÇÃO NACIONAL

Seplag conquista nota máxima em maturidade da governança e gestão

Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Publicado às 16h57

Reconhecimento foi dado pelo Governo Federal e se refere às práticas de gestão desenvolvidas em 2022 e 2023

A A

Reconhecimento Nacional Crédito:Divulgação

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) recebeu certificação em boas práticas de governança e gestão pública. O reconhecimento veio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que concedeu ao Governo do Estado de Mato Grosso (MT) nota máxima em nível de maturidade dos processos relacionados ao setor público estadual. Isso demonstra os excelentes resultados em boas práticas administrativas. 

A avaliação levou em conta os resultados atingidos nos anos de 2022 e 2023. Para o secretário Basílio Bezerra, a pontuação máxima evidencia o compromisso da gestão com a entrega de resultados efetivos para a população mato-grossense.

"O reconhecimento demonstra o comprometimento e a competência da Seplag de Mato Grosso em promover uma gestão pública eficiente e reforça nossa responsabilidade em continuar inovando e garantindo que as políticas públicas atendam às necessidades da população mato-grossense com transparência e sustentabilidade”, destacou o secretário.

A metodologia de análise usou do Instrumento de Maturidade da Governança e Gestão (IMGG) 100 Pontos, que analisa aspectos da gestão pública. A Seplag obteve a pontuação máxima em todos esses critérios avaliados, demonstrando um alto nível de maturidade na gestão, transparência e no planejamento.

A chefe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER), Cristiane Picolin Sanches, explicou que são avaliados os critérios de governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público.

“O IMGG tem como objetivo reconhecer iniciativas que demonstram excelência e inovação na administração pública. Essa certificação simboliza o compromisso da Seplag-MT com a profissionalização do serviço público e com a adoção de práticas inovadoras”, ressalta a chefe do NGER.  

Sobre a avaliação

O IMGG 100 Pontos foi desenvolvido para ser o primeiro patamar de referência do nível de maturidade da governança e gestão do Gestaopublicagov.br. É uma ferramenta criada para avaliar e melhorar a gestão de órgãos públicos que participam de programas do Governo Federal. Essa avaliação ajuda a garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente. A escala de pontuação vai de 0 a 100 pontos.

*Com supervisão Inácio de Paula


Fonte: Paulo Luz*