AGRICULTURA

Sessenta técnicos participam do curso de olericultura que aborda manejo integrado de pragas

Quinta-feira, 10 de maio de 2012 | Publicado às 18h32

A A

O segundo módulo do Curso de Olericultura, que está acontecendo no município de Poconé (104 Km ao Sul de Cuiabá), aborda o manejo integrado de pragas, doenças, plantas daninhas, fitonematóides, tecnologia de aplicação, segurança no uso de agrotóxico – toxidade ao homem, meio ambiente e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI). O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e coordenador da capacitação, Flávio Fernandes Júnior, fala que o objetivo é transmitir conceitos e tecnologia para fomentar e organizar a produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). O evento conta com a participação de 60 técnicos e parceiros do Vale do Rio Cuiabá.

O curso contará com quatro módulos e serão instaladas oito Unidades de Referência Tecnológica (URT) para avaliação de cultivares. Flávio comenta que no município de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) está implantando ensaios com as culturas de tomate, cenoura, beterraba, pimentão, repolho verde e brócolis. No município de Sinop (500 km ao Norte da Capital), também em fase de implantação as olerículas, pepino, alface, batata doce e tomate. No mês de julho serão implantadas URTs em Várzea Grande e Poconé.

O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), José Daniel Dalri, ressalta que o primeiro módulo orientou os técnicos na coleta das amostras de solo, na avaliação das análises e resultados para a devida correção. Conforme Daniel, as informações técnicas já estão sendo aplicadas no campo para auxiliar na produção, produtividade e qualidade dos produtos. O supervisor do escritório de Chapada dos Guimarães, Joair Siqueira, explica que o curso já possibilitou auxiliar dez produtores rurais no cultivo coletivo de abacaxi na região.

O superintendente de comercialização da produção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Rodrigo Furquim, explica que a capacitação é importante para qualificação dos técnicos, que serão os responsáveis para orientar e treinar os produtores rurais. “É necessário produzir para evitar a aquisição de 70% de frutas, legumes e verduras de outros estados. Além dos módulos haverá dias de campo com tecnologia apropriada para a produção de hortaliças no Estado”, enfatiza Furquim.

O coordenador regional da Empaer, Vico Capistrano Alencar, fala que o terceiro módulo será realizado no mês de agosto e o quarto, em outubro. A capacitação é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso e Embrapa para os técnicos da Empaer, Sedraf e prefeituras municipais. Ele lembra que foi realizado um diagnóstico nas propriedades rurais, que permitiu o planejamento da produção e na escolha de 29 variedades de frutas e 29 de legumes e verduras, que serão produzidos para abastecer a grande Cuiabá.
O curso de olericultura tem encerramento previsto para esta quinta-feira (10.05) às 17h30. 


Fonte: ROSANA PERSONA-Assessoria/Empaer-MT