ECONOMIA

FCO Itinerante ajuda no incremento de empreendimentos e na geração de emprego e renda

Sexta-feira, 27 de abril de 2012 | Publicado às 18h30

A A

Levar informações, tirar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da economia de Mato Grosso são os três principais objetivos do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO Itinerante). Nesta quinta-feira (26.04), o município de Tangará da Serra foi contemplado com as palestras sobre a linha de financiamento.

O evento reuniu cerca de 160 participantes entre empresários e produtores rurais. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Banco do Brasil, Ministério da Integração Nacional, com apoio Associação Comercial de Tangará da Serra (ACITS) e o Centro de Atendimento Empresarial (CAE).

A região que já possui recursos do FCO, só no primeiro bimestre do ano, pleiteou aproximadamente R$ 5 milhões em investimentos, com 106 contratações, gerando 167 empregos diretos e 308 indiretos. Segundo o Secretário de Indústria e Comércio do município, Francisco Dantas, o FCO Itinerante é a oportunidade que os empreendedores têm de conhecer a linha de credito. “O evento mostra, principalmente para o micro e pequeno empresário o caminho mais fácil de ter acesso a esta linha de financiamento”.

O superintendente da Sicme, Wilson Pereira, que é responsável pela palestra explicativa sobre o FCO Empresarial, afirma que esses recursos não beneficiam apenas os micros e pequenos empresários. “São nos micros e pequenos empreendedores que vamos encontrar a maior fonte de geração de emprego e renda. Porém esta linha de crédito também esta disponível para as médias e grandes empresas”.

Israel Carneiro é empresário no setor moveleiro no município, trabalha no ramo há 10 anos e esta pleiteando os recursos do FCO para compra de equipamento e ampliação do seu empreendimento. Ele ressalta que esta ação da Sicme juntamente com os parceiros, é muito importante para o crescimento do Estado. “É muito bom saber que o Governo do Estado se importa com os empresários e disponibiliza para nós esses recursos. Esta ação aponta a direção certa para o empresário que quer expandir seu empreendimento”.

De acordo com Israel, sua empresa gera para a região cerca de R$ 1,2 milhão em investimento e 50 empregos. “A minha empresa é a primeira no Estado a trabalhar com madeira demolida, que é transformar tábuas ou qualquer pedaço de pau velho em móveis, ou seja, eu transformo o lixo de forma ecologicamente correta. Com os recursos do FCO vou ampliar meu empreendimento o que irá gerar cerca de 20 oportunidades de empregos. Pretendo também expandir para outros municípios e Estados”.

O município de Tangará da Serra possuem uma economia que pode ser classificada como ótima. O prefeito da cidade, Saturnino Masson, acrescenta que o forte da região é produção de grãos e de cana de açúcar e acredita que com a vinda da equipe do FCO Itinerante ao município, o crescimento será ainda maior. “Este evento veio na hora certa, temos muitos micros e pequenos empresários e com esses recursos eles poderão incrementar seu empreendimento, aumentando ainda mais a geração de emprego e renda”.

Durante as palestras foram abordados temas como “O que é o FCO”, com palestrante do Ministério da Integração Nacional; “FCO Empresarial e Rural”, por técnico da Sicme; Sedraf e Sedtur; “Como fazer o financiamento”, pelo Banco do Brasil e “Como tornar o Banco parceiro do seu projeto”, do Sebrae.


Fonte: THALITA BRUNO-ASSESSORIA/Sicme-MT