PROJETO VOU CORRER

Seplag incentiva a prática de exercícios como forma de combate ao tabagismo

Segunda-feira, 23 de maio de 2022 | Publicado às 21h14

Uma das ações do projeto é Largue o Cigarro Correndo, que será realizado no dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, no Parque das Águas

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) realizará em 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco –, a ação “Largue o Cigarro Correndo”. A iniciativa objetiva incentivar todos os servidores públicos do Executivo estadual a combaterem o vício do tabagismo, através da prática de exercícios físicos. 

Como parte da ação, será realizado um treino de corrida no Parque das Águas, a partir das 17 horas. Idealizada pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Área Sistêmica (CSST), a atividade integra o projeto Vou Correr, vinculado ao programa Vida Saudável que tem como propósito fomentar a saúde e a qualidade de vida no serviço público.

Para participar é necessário que o servidor se inscreva pelo formulário on-line. Interessados têm até o dia 27 de maio para confirmar a participação na edição especial do Vou Correr, que terá percursos de 3 km, 4,5 km e 6 km, os quais poderão ser feitos caminhando ou correndo, segundo o profissional de educação física da Seplag, Valdecarlos Santos.

De acordo com o profissional, a ideia de associar a corrida ao combate ao fumo é usar um hábito saudável para suprimir um outro ruim. “Correr e fumar não são compatíveis, por isso o fumante que começa a correr, para melhorar seu desempenho na corrida, acaba abandonando o tabaco”, afirmou.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Mais informações sobre o programa Vida Saudável e a ação “Largue o Cigarro Correndo” podem ser obtidas pelos telefones (65) 99280-3107 ou (65) 3613-3721 / 3722 / 3727.

Supervisão de texto de Nayara Takahara.


Fonte: Thiago Novaes | Seplag