CAPACITAÇÃO

Servidores da Sedec recebem treinamento em análise de gerenciamento de risco

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 | Publicado às 20h43

A partir de 2023 a análise será obrigatória para todos os tipos de processos licitatórios

A A

Servidores de todas as unidades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) estão passando por treinamento em análise de gerenciamento de risco. A capacitação ocorre até a próxima quarta-feira (23.02).

O curso ministrado pelo consultor e gestor governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Valdevino Souza, traz a teoria e prática sobre ferramentas administrativas como a matriz Swot (ferramenta de gestão para planejamento estratégico de empresas e novos projetos), PDCA (mecanismo interativo de administração utilizado para melhoria de gestão processual com foco na qualidade), Iso 31000 (norma criada para estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos) e o método Coso (modelo de referência de gestão corporativa de riscos voltado às melhores práticas de controle interno, para assegurar a produção de relatórios financeiros confiáveis, prevenção de fraudes e mitigação de riscos com vistas no alcance dos objetivos).

A capacitação será finalizada com a elaboração do mapa, matriz e plano de análise de gerenciamento de riscos da Secretaria de Desenvolvimento.

Para a coordenadora de aquisições e contratos da Sedec, Thania Zanette, é de suma importância que as unidades saibam como se faz o gerenciamento de risco.

“Todos os setores precisam ter conhecimento sobre esse assunto, há uma instrução normativa federal que determina o uso da matriz de gerenciamento de riscos em processos. Atualmente, sem a análise de riscos os processos de inegibilidade e dispensa de licitação nem nascem. De acordo com a lei nº 14.133, nova lei de licitação, a partir de 2023 a análise será obrigatória para todos os tipos de processos licitatórios. Por isso, estamos antecipando o assunto, para que todos estejam preparados para utilizar a ferramenta quando for exigido”, conclui.


Fonte: Viviane Moura | Sedec-MT