GERAL

Ciopaer tem curso para gerencimento de riscos a tripulação

Segunda-feira, 09 de abril de 2012 | Publicado às 18h15

A A

Membros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) iniciam nesta segunda-feira (09.04) o primeiro curso de Gerenciamento de Recursos de Cabine fornecido pelo Estado. A qualificação terá duração de dois dias e tem como meta diminuir falhas humanas durante as operações. O Ciopaer é composto pelo Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar.

O secretário adjunto de segurança pública, Alexandre Bustamante, enfatizou que a ideia da secretaria é capacitar os integrantes do Ciopaer para que durante o estresse de uma operação policial aérea os integrantes possam aproveitar os recursos da máquina em apoio ao policial na terra. “O curso é um aperfeiçoamento da integração entre os tripulantes no espaço da cabine em voo para que possam administrar as crises. Pilotar sob tensão é obrigação séria”, afirmou.

O curso é ministrado pela empresa Mafra seguros, que presta serviço para o Estado. Também acompanhará o curso uma psicóloga que vai promover integração dos tripulantes e proporcionar subsídios para que possam lidar com as relações interpessoais. O capitão do corpo de bombeiros, Flávio Gledson lembra que a falha humana é o principal fator de acidentes com aeronaves e muitas vezes é consequência da falta de integração e bom relacionamento da tripulação. “Mais de 90% dos acidentes acontece por falha humana”, afirmou.

Durante a abertura do curso, o diretor geral da Polícia Judiciária Civil Anderson Garcia, lembrou a todos que a relação interpessoal é importante para os bons resultados. O coordenador estadual do Ciopaer, Aírton Benedito, disse que o curso será de extrema importância para aprimorar as técnicas da equipe. “Tenho certeza que ao final desta jornada de dois dias vamos ter mudança de atitude e tomada de decisões mais eficazes’, afirmou.


Fonte: SINARA ALVARES - Redação/Secom-MT