SEGURANÇA PÚBLICA

Sejudh realiza formatura do II Cope nesta terça-feira em Cuiabá

Segunda-feira, 02 de abril de 2012 | Publicado às 18h31

O Governo de Mato Grosso avança nas iniciativas de modernização do Sistema Penitenciário. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizará nesta terça-feira (03.04), a formatura dos 115 agentes penitenciários que con

A A

O Governo de Mato Grosso avança nas iniciativas de modernização do Sistema Penitenciário. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizará nesta terça-feira (03.04), a formatura dos 115 agentes penitenciários que concluíram o II Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope).

O curso capacitou os agentes para o uso de armas e desempenho de missões especializadas como escolta armada e assistência em situações como fugas, motins e rebeliões. Os formandos vão integrar o Serviço de Operações Especializadas (SOE) e vão atender unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Água Boa.

A atuação do SOE junto aos presídios de Mato Grosso sinaliza nova fase no Sistema Penitenciário. “Estamos formando, habilitando e capacitando os agentes para atribuições até então desempenhadas privativamente pela Polícia Militar”, esclareceu o secretário Paulo Lessa. A medida está prevista na Lei Complementar n° 389/2010, a qual reestrutura a carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário e institui o Setor de Operações Especiais (SOE).

A cerimônia de formatura será realizada no auditório Clóvis Vetorato, no Palácio Paiaguás, às 08h30. Será precedida por desfile do efetivo dos agentes penitenciários, no percurso entre a sede da Sejudh e o Palácio Paiaguás, e ainda, por ato simbólico de entrega da bandeira do Sistema Penitenciário para dois formandos. O evento contará com a participação do corpo musical da Polícia Militar.

CAPACITAÇÃO

Conforme programação desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) e executada pela Escola Penitenciária, o II Cope se dividiu em duas etapas. A primeira contemplou Cuiabá e Várzea Grande e foi ministrada de outubro de 2011 a março de 2012. A segunda etapa ocorreu em Rondonópolis, no mesmo período, com participação de agentes de Rondonópolis, Sinop e Água Boa.

De acordo com o secretário adjunto da Saap, tenente coronel Clarindo Alves de Castro, a capacitação incluiu conteúdo teórico e prático com Estágio Operacional Supervisionado nas penitenciárias da capital e interior.

Fonte: OLIVIA PIRES - Assessoria/Sejudh