Notícias Seplan

Mato Grosso fará atualização em sua base cartográfica

Quarta-feira, 21 de agosto de 2013 | Publicado às 17h43

Mato Grosso fará atualização em sua base cartográfica

A A

 

Daniel Dino

Assessoria/Seplan-MT

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT) deve iniciar a atualização da base cartográfica de Mato Grosso. O trabalho irá atender as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV), e determinações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O objetivo é dinamizar a produção cartográfica no Estado, evitar o retrabalho por meio de uma maior padronização, e criar um banco de dados nacional sobre a cartografia brasileira.

Uma equipe de técnicos da Seplan participou no mês de junho de um estágio junto à 5ª Divisão de Levantamento do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro, entidade que executa esta padronização.  Os servidores foram validar os dados de Mato Grosso junto ao Exército, sendo que a homologação final deverá ser realizada já na próxima etapa, prevista ainda para este ano.

¿??Temos um banco de dados que reúne material técnico de todo o Estado de Mato Grosso e da Amazônia Legal. São informações sobre a cartografia, estudo de solos, hidrografia, entre outros dados. Porém, este material não está 100% conforme os procedimentos indicados pela INDE, do Ministério de Planejamento. Vale lembrar que todos estes dados estão disponíveis a sociedade de forma gratuita¿?¿, destacou o Agente da Área Instrumental do Governo, Técnico em Geoprocessamento, Sebastião Renato de Moraes.

Os interessados em ter acesso a estes dados devem procurar a Seplan para assinar um termo de adesão e responsabilidade sobre o uso das informações, reforçando que não há custos na obtenção dos dados.

Segundo o técnico em geoprocessamento da Seplan, a capacitação realizada no Rio de Janeiro poderá ser utilizada também para facilitar a aproximação nas escalas cartográficas atualmente em uso no Governo. Nas plantas utilizadas, a escala está em 1 para 250 mil centímetros, porém o Estado já recebeu do Exército uma base cartográfica que  está em 1 para 100 mil centímetros, além de outras fontes que permitem um trabalho com escalas ainda mais detalhadas.

USO COMERCIAL

As plantas cartográficas servem de base, por exemplo, aos produtores rurais para obtenção da Licença Ambiental, são necessárias para construção de indústrias, abertura e pavimentação de estradas entre outras utilizações. Devido sua importância no desenvolvimento do Estado, o técnico faz o alerta aos gestores municipais sobre a necessidade do fornecimento de informações mais detalhadas.

¿??O Estado possui a cartografia de Mato Grosso, porém é necessário mantê-la atualizada. ¿? comum nos municípios a abertura de ruas, de estradas vicinais, e as prefeituras precisam entrar no sistema da Seplan e prestar esta informação, tudo é feito de forma on-line, sem custos ou maiores dificuldades¿?¿, concluiu Sebastião Renato.

Ainda participaram no estágio junto ao Exército brasileiro os técnicos Geremias dos Santos, Vicente Dias Filho, Ligia Camargo, todos da Seplan, e Lauriene Borges, da Secretaria de Meio Ambiente. 

{flashmagazine id=16}