GERAL

1ª Consocial encaminha 20 propostas para Brasília

Quinta-feira, 22 de março de 2012 | Publicado às 14h28

A A

Josi Pettengill - Secom/MT

A abolição do voto secreto em todas as votações parlamentares do País, a publicidade em linguagem acessível de todas as informações relacionadas à gestão pública e o estímulo para que a população fiscalize as contas públicas foram algumas das 20 propostas eleitas na 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de Mato Grosso. No final da tarde desta quarta-feira (21.03) foram eleitos os 38 delegados que representarão o Estado na Etapa Nacional, quando será elaborada O Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Os delegados eleitos na etapa estadual levarão as propostas para votação em Brasília, nos dias 18,19 e 20 de maio. De acordo com o auditor geral de Mato Grosso, José Alves, a etapa estadual foi muito produtiva com propostas que visam proporcionar o efetivo controle social sobre os órgãos públicos. "Seguimos para a etapa nacional bem representados e com propostas consistentes, que algumas certamente vão ser incorporadas pela proposta nacional", afirmou.

A delegada Janicleia Lima da Silva foi eleita como uma das representantes do poder público. A pedagoga participou da etapa regional em Nova Mutum, e enfatizou que entre as proposta trazidas está a inserção de disciplinas escolares que valorize temas como transparência e controle social, que ampliem a capacidade crítica dos cidadãos.

Alexandre Candido, um dos representantes da Associação Mato-Grossense de Políticas Públicas avaliou que qualquer tentativa de combate à corrupção é importante. "Todos os atos públicos precisam estar transparentes. É preciso fortalecer o portal da transparência com informações claras que todos compreendam e tenham acesso. E ainda educar a população para isso", afirmou.

O chefe da Controladoria Regional da União, Arnaldo Flores, avaliou o evento como positivo e elogiou a participação da sociedade na propositura de propostas. "Este é o caminho para a proposição de políticas públicas. O governo encampou a ideia de controle social e está de parabéns", afirmou.

A 1ª Consocial reuniu aproximadamente 300 delegados, que discutiram 600 propostas elaboradas nos eventos preparatórios, ocorridos anteriormente em todo o Estado. Foram realizadas 37 etapas regionais nas quais participaram representantes de 45 municípios, o que significa 70% da população de Mato Grosso.


Fonte: SINARA ALVARES - SECOM/MT