GMD

Seges reúne ordenadores de despesas com objetivo de cortar gastos

Terça-feira, 11 de julho de 2017 | Publicado às 19h58

De acordo com o titular da Seges, Julio Modesto, o objetivo é melhorar as políticas públicas com um controle ainda maior das despesas.

A A

Com o intuito de disseminar a cultura do uso racional de recursos públicos, a Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) reuniu, nesta segunda-feira (10.07), ordenadores de despesas de outras cinco secretarias e da própria pasta que serão as primeiras a fazerem parte do Gerenciamento Matricial de Despesas. O trabalho tem o objetivo de reduzir despesas com diárias em 25%, telefonia fixa/celular em 20%, e combustíveis e energia elétrica em 10%.

A princípio, participam do trabalho as Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Saúde (SES-MT), Educação, Esportes e Lazer (Seduc-MT) e a própria Seges. Juntas, elas representam aproximadamente 70% dos gastos do Estado com estes pacotes de despesas.

De acordo com o titular da Seges, Julio Modesto, o objetivo é melhorar as políticas públicas com um controle ainda maior das despesas. “O trabalho que faremos com essas seis secretarias servirão de base para que seja replicado com os outros órgãos do Executivo”.

A Seges ajudará as secretarias e órgãos a encontrarem a melhor forma de cumprir essa redução de despesas nestes pacotes, mas sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população. “Nossa meta é ajudar as secretarias a encontrarem o melhor caminho para reduzir custos nessas áreas e, para isso, nossa equipe se reunirá periodicamente com os ordenadores de despesas desses órgãos”, destaca a secretária-executiva de Gestão, Adriana Araújo Feitosa.

De acordo com a coordenadora de Serviços da Seges, Naianne de Carvalho, cada Secretaria deverá publicar nos próximos dias uma portaria interna  instituindo um grupo de trabalho delegando responsabilidades. “Nós, da Coordenação de Gerenciamento Matricial de Despesas, que já foi criada aqui na Seges, teremos a função de promover as ações para a redução desses gastos e monitorar as metas estabelecidas, além de divulgarmos a metodologia, realizar o diagnóstico de cada órgão e atualizar e disponibilizar o gerenciamento do plano de ações”, destaca.

Para dar suporte ao cumprimento dessas metas, a Seges publicou, na semana passada, uma Instrução Normativa que institui a metodologia de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que servirá para orientar os órgãos e entidades públicas estaduais.

O Gerenciamento Matricial das Despesas é baseado na aplicação do método PDCA, que significa planejar, fazer, verificar e agir corretivamente. Entre as ações propostas, de acordo com a Instrução, estão a revisão de contratos tanto de bens quanto de serviços; a negociação de preços aos contratar, análise de novas formas de contratação; e possíveis cortes em despesas desnecessárias.

A Seges acompanhará os resultados alcançados, em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).  


Fonte: D`Laila Borges | Seges