GESTÃO

Secretaria de Gestão apresenta órgão aos novos auditores

Segunda-feira, 03 de abril de 2017 | Publicado às 21h41

Capacitação ensina a auditar processos de aquisição por vias eletrônicas

A A

  

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) apresentou na última sexta-feira (31.03) aos 25 auditores do Estado recém-empossados a estrutura organizacional da pasta e esclareceu procedimentos internos de aquisição. A exposição fez parte do curso de formação oferecido pela Superintendência de Escola de Governo em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para fornecer orientações e conhecimentos técnico-operacionais para o adequado desempenho das atribuições do cargo. 

O secretário-adjunto de Administração da Seges, Ruy Fonseca, conta que demonstrou aos alunos a secretaria como órgão principal de Gestão, seus sistemas, organograma e todos os procedimentos que são aplicados para que o Estado tenha um processo de aquisição saudável.

“Agora eles estão na iniciativa pública e é necessário que eles se atentem ao regramento necessário. A ausência das informações na instrução de um processo, por exemplo, pode acarretar uma possível omissão, um possível erro ou uma informação mal prestada”, explica.

Conforme o novo auditor Bruno Sugawara, de 27 anos, o curso em andamento está sendo para ele uma ferramenta essencial para aprender mais sobre o funcionamento do Estado.  “Agora sabemos os meios de buscar as informações dentro dos órgãos, como funciona o fluxo, e isso é essencial para a minha função”, complementa.

Sistemas

O secretário-adjunto falou também da importância do acompanhamento das informações pelos sistemas governamentais, como o Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), e o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Sigpat). 

Ele conta que eles poderão acessar pelo sistema informações como mapa comparativo, todas as empresas que deram o preço, as autorizações, o edital, além dos recursos e as impugnações, ou seja, conseguir auditar completamente o processo por vias eletrônicas.

“É pelo sistema que os auditores que estão sendo capacitados, poderão auditar os processos que estão em andamento. Se o processo não estiver lançado no sistema eles terão que ir in loco”, explica.

A Seges oferecerá ainda um curso prático de sete dias no laboratório de informática da Escola de Governo, por meio do qual os auditores aprenderão a entrar nos sistemas, desde o primeiro acesso, até os atalhos avançados para buscar informações necessárias para as auditorias.

O curso

Com 450 horas, o cronograma da capacitação inclui cinco módulos de preparação que tratarão sobre a organização, sistemas informatizados e sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual; atuação dos órgãos de controle externo e funcionamento do software usado pelos auditores para trâmite de seus trabalhos.

 

Também participaram da ocasião o superintendente de Patrimônio da Seges, Odenir Pinheiro Júnior, o gestor governamental Ronaldo Saga, e a coordenadora de serviços Naiane Carvalho; a superintendente de Arquivo Público Vanda da Silva, que tratou do sistema de gestão de documentos e protocolo; e as assessoras da presidência do Mato Grosso Previdência (MTPrev), Kaliane Pereira, Marta Ribeiro e Maria Cláudia Guimarães.


Fonte: Assessoria