Novos auditores passam por curso de formação

Novos auditores passam por curso de formação

Quarta-feira, 29 de março de 2017 | Publicado às 18h46

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Gestão (Seges-MT) iniciaram nesta semana, na Escola de Governo, o curso de formação para os 25 auditores do Estado recém-empossados.

A A

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Gestão (Seges-MT) iniciaram nesta semana, na Escola de Governo, o curso de formação para os 25 auditores do Estado recém-empossados. A ideia é fornecer orientações e conhecimentos técnico-operacionais inerentes ao adequado desempenho das atribuições do cargo. 

Com 450 horas, o cronograma inclui cinco módulos de preparação mais curso no formato de pós-graduação. Os cinco módulos versarão sobre os seguintes assuntos: organização, sistemas informatizados e sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual; atuação dos órgãos de controle externo e funcionamento do software usado pelos auditores para trâmite de seus trabalhos. 

O curso terá conduzido por técnicos das secretarias de Estado de Gestão (Seges), Planejamento (Seplan), Fazenda (Sefaz), Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Mato Grosso (MT Saúde),  Mato Grosso Previdência (MT Prev) e da própria CGE. 

Também terá a participação de palestrantes de órgãos do controle externo, como Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). 

Na abertura do curso, o secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, destacou que a expectativa do Governo de Mato Grosso com a convocação dos novos auditores é reforçar o controle interno na prevenção de erros, desperdícios e irregularidades na gestão dos recursos públicos. “A ideia é que a Controladoria dê maior apoio no desenvolvimento das atividades dos servidores e gestores do Governo de Mato Grosso, cuja grande maioria quer fazer a coisa certa”, pontuou.

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, conclamou os novos auditores a aproveitarem bem o curso porque as atribuições do cargo são de grande responsabilidade para contribuir com a melhoria dos serviços públicos. “É importante que os novos auditores compreendam que são peças fundamentais na manutenção e expansão da credibilidade alcançada pela CGE junto ao Governo do Estado, ao controle externo e à sociedade”, disse. 

A solenidade oficial de posse coletiva será realizada no mês de abril, após o encerramento do curso de formação. A nomeação dos 25 novos auditores foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 22 de fevereiro. Os convocados foram habilitados no concurso público realizado em 2015. 

O cargo de auditor do Estado exige formação de nível superior e registro no respectivo conselho de classe em ao menos uma das seguintes áreas: Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Administração, Direito, Ciências da Computação e Economia. As atividades do cargo compreendem: auditoria governamental, controladoria, correição, ouvidoria e fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo Estadual, além de apoio ao controle externo em sua missão institucional. 

 


Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT