EDUCAÇÃO

Policiais do II Comando participam de formação educativa

Quarta-feira, 30 de novembro de 2011 | Publicado às 13h29

A A

Enfatizar nas abordagens policiais a necessidade do respeito às diferenças e o exercício do poder nos limites permitidos pelo Estado foram os temas das discussões realizadas no segundo dia de atividades do Seminário "Polícia Cidadã Formação de Policiais do Comando - Regional II". O evento iniciado na segunda-feira (28.11) se estende até a sexta-feira (02.12), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá.

Em palestra com o tema "Poder, Estado Classes, Cultura e Etnia", o professor doutor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Xavier Freire, refletiu com os cerca de 60 soldados da Polícia Militar (PM) presentes na formação, a necessidade de aprimorarem o processo da abordagem policial realizada por eles no trabalho cotidiano.

"Ao abordarem a qualquer pessoa independente da classe social, da etnia ou das orientações individuais deve ser realizada com base no respeito. É necessário o entendimento que eles possuem o poder do Estado para manter a ordem social, mas cada pessoa também possui direitos como cidadãos que devem ser protegidos e respeitados pelas forças de segurança", afirmou.

Conforme a técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e organizadora do evento, Albimárcia Espíndola, além da sensibilização para o trabalho da PM, o Seminário tem como foco especial a necessidade de maior cuidado no trato com crianças e adolescentes. "Como educadores temos a preocupação de que a polícia tenha um trabalho cada vez mais humanizado na abordagem a esse público", que em grande maioria é composta por estudantes.

Ela cita que a formação ocorre para os policiais do Comando Regional II, porque desde fevereiro de 2010, este desenvolve o programa "Choque de Ordem", que busca melhorar o policiamento em parceria com a comunidade e os órgãos de justiça. "Uma das facetas desse projeto trata-se da abordagem aos menores de 18 anos que estejam nas ruas sem acompanhamento de um responsável, nas cidades policiadas pelo Comando II. Como fazer para que esse contato com crianças e adolescentes, bem como o encaminhamento correto para os órgãos competentes, ocorra de maneira respeitosa nos motivou a realizar o seminário", justificou Albimárcia.

Avaliação

Participante da formação o soldado Cristiano, destacado na 5ª Companhia de Policiamento Comunitário do Cristo Rei, em Várzea Grande ressalta que atividades como essas são de "suma importância". "Estamos aqui desde ontem e vamos participar ao longo da semana deste evento que, percebo, tem como princípio a formação de uma polícia cada vez mais cidadã. Estes seminários precisam ser ampliados para mais Comandos", defendeu.

O sargento do 4º Batalhão também da cidade industrial, Nilton Nunes, citou que ao todo 70 policiais foram destacados para a semana do curso. Segundo ele, 80% deles são recém-formados no último Curso de Formação de Soldados (CFSD) e o restante são PMs que entraram na carreira em 2008. "Ao final das atividades eles receberão certificados de participação".

Público Alvo

O Comando Regional II público alvo da formação é composto por 500 policiais militares das mais diversas patentes. As ações de policiamento do Comando atendem seis cidades e um distrito. São eles: Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Jangada, Poconé, Nobres, Acorizal e distrito de Bauxi, em Barra do Bugres.

A abertura das atividades formativas, na segunda-feira (28.11), contou com a presença da secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende, do promotor de Justiça, Educação e Cidadania, Miguel Slhessarenko, do defensor Público Flávio Marcos Asvolinsque, dos deputados estaduais Emanuel Pinheiro e Ezequiel Fonseca, presidentes da Comissões de Direitos Humanos e Educação da Assembleia Legislativa, respectivamente, do comandante do 4º Batalhão, coronel Santos e demais autoridades.


Fonte: VOLNEY ALBANO - Assessoria/Seduc-MT