CREDIBILIDADE

TCE aprova contas da gestão do Mato Grosso Saúde

Segunda-feira, 21 de novembro de 2016 | Publicado às 17h19

A A

Por unanimidade, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso julgaram regulares as contas da gestão do Mato Grosso Saúde - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado. A decisão acompanhou o voto do relator, conselheiro Valter Albano e, em parte, o parecer do Ministério Público de Contas. O Acórdão, publicado no dia 16 de novembro, traz recomendações e determinações que consolidam os esforços empreendidos pela gestão.

O presidente da autarquia, Carlos Brito de Lima, afirma que a aprovação das contas traduz o momento positivo do plano de saúde, principalmente, se lembrados os problemas passados pela autarquia no passado. Hoje o atendimento está sendo expandido e o número de servidores beneficiários aumenta.

"A atual gestão está focada em seu objetivo e no cumprimento das diretrizes do governador Pedro Taques para a reestruturação e melhoria do atendimento aos servidores e dependentes. Também implantamos os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto, composto por representantes dos servidores públicos e do governo", ressalta o presidente.

Carlos Brito ressalta também a postura de orientação dos conselheiros e dos técnicos auditores que contribuíram para o aprimoramento da gestão e das decisões importantes para as mudanças necessárias implantadas pela equipe e direção do Instituto.

"Entendo que as discussões técnicas, recomendações e determinações contribuem para a consolidação das mudanças na gestão do Plano, pois fortalecem as iniciativas que repercutem em melhores resultados no atendimento, em economia e ao cumprimento da legislação. A aprovação das contas do Instituto demonstra também a condução transparente com os beneficiários e prestadores do Mato Grosso Saúde", explica Carlos Brito.

Ao citar exemplos implementados em sua gestão, o atual presidente destaca a negociação dos pagamentos aos prestadores, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos, o que resultou na plena retomada dos atendimentos aos mais de 24.500 servidores beneficiários.

A implantação do Manual de Auditoria Médica regula a relação com a rede credenciada, sendo uma das medidas de controle e gestão adotadas, assim como o credenciamento de fornecedores de OPMEs - materiais especiais de alto custo - para compra direta desses produtos pelo Instituto, o que reduz significativamente os valores aplicados na compra, permitindo a autorização de mais cirurgias de alta complexidade e atendendo maior número de beneficiários.

Além disso, foi aberto o edital de credenciamento público, que possibilita que as empresas do ramo médico no interior de Mato Grosso possam se credenciar ao Instituto, possibilitando expansão do plano de saúde para 32 municípios do Estado.

Além disso, o relatório do TCE determinava que a autarquia buscasse uma nova sede, para resolver os problemas de estrutura física. A medida já foi adotada e o Mato Grosso Saúde já atende em uma nova sede no bairro Jardim Cuiabá.

Outro destaque são os novos canais de comunicação entre o beneficiário e o Mato Grosso Saúde, aumentando o relacionamento e levando mais informação e transparência por meio do site, rede social, ouvidoria e SIC, que foi, inclusive, citado no relatório auditor do TCE onde transcrevem "Quanto ao mérito, o endereço eletrônico do MT-Saúde foi novamente avaliado e percebeu-se significativa melhora tanto na disposição das informações quanto ao conteúdo dos dados inseridos.".


 


Fonte: Assessoria | Mato Grosso Saúde