MATO GROSSO SAÚDE

Servidores se mobilizam em prol do combate ao câncer de mama

Segunda-feira, 10 de outubro de 2016 | Publicado às 19h04

A A

Tendo em vista a importância da prevenção e tratamento a um dos cânceres que mais mata mulheres no mundo, o Mato Grosso Saúde realiza neste mês a campanha Outubro Rosa, que visa alertar suas beneficiárias a procurarem auxílio em caso de suspeitas de anomalias mamárias. Na última sexta-feira (07.10), todos servidores se mobilizaram se vestindo de rosa.

Hoje, o Instituto conta com prestadores credenciados que atendem diversas especialidades ligadas ao tema, como: ginecologistas, mastologistas, ultrassonografia mamária, mamografia, laboratório clínico com anatomopatologia, além de clínicas especializadas em oncologia. Tudo para melhor atender os seus beneficiários.

"Diante de todos os problemas apresentados no passado, a nova gestão vem revertendo a antiga situação e levando melhorias com a ampliação da rede médica, além de contar com médicos capacitados para atender, em especial, as ações do combate ao câncer de mama", afirma o presidente Carlos Brito.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 40 a 69 anos realizem mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos.

Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Embora seja raro, o câncer de mama também acomete os homens, atingindo 1% dos casos diagnosticados.

Esta doença corresponde a aproximadamente 25% dos novos casos a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 57.960 novos casos para 2016.

 


Fonte: SEGES|MT