PESQUISA

Seges e Seplan realizam pesquisa com foco nas áreas de Arquivo e Protocolo

Sexta-feira, 07 de outubro de 2016 | Publicado às 21h28

Na última quarta-feira (05.10), foi realizada uma reunião, no Arquivo Público de Mato Grosso, com 74 servidores que atuam nas respectivas áreas de interesse da pesquisa.

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A Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), por meio da Superintendência de Arquivo Público, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), realiza um levantamento de dados, com o objetivo de detectar as reais condições dos arquivos e protocolos de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Na última quarta-feira (05.10), foi realizada uma reunião, no Arquivo Público de Mato Grosso, com 74 servidores que atuam nas respectivas áreas de interesse da pesquisa. Elementos importantes que devem ser analisados no levantamento das informações, como o preenchimento correto do questionário, a maneira certa de medir o total da documentação em metros lineares e os resultados que se esperam obter, foram alguns dos pontos expostos no encontro.

As orientações foram transmitidas pelos servidores da Coordenadoria de Métodos Estatísticos, de Pesquisas e Indicadores da Seplan, Paulo Guimarães e Jacy Pasinato, e pela equipe do Arquivo Público, formada pela superintendente Vanda da Silva, a coordenadora de Gestão de Documentos, Lucineide Alves, e a gerente de Gestão Arquivística, Valéria Nassarden.

"Esta é a primeira vez que acontece um prognóstico desta forma. Até então nós realizávamos as visitas técnicas e coletávamos as informações de cada órgão ou entidade e fazíamos as devidas orientações. Agora, teremos uma visão completa desses setores responsáveis pelo Arquivo e Protocolo no Estado" afirma a coordenadora, Lucineide Alves.

Essa pesquisa faz parte de um conjunto de ações do Arquivo Público que inclui atualizações e acompanhamentos das taxas de congestionamento do sistema de protocolo, visitas aos setores de arquivo, capacitações, entre outras medidas. "Os dados oficiais que serão obtidos neste levantamento irão mostrar de fato a atual situação da Gestão de Documentos no Poder Executivo" conclui Vanda da Silva.

 


Fonte: Carlos André | Arquivo Público