GOVLAB EXPERIENCE

Oficinas focam produtividade, resultado, engajamento e inovação

Quinta-feira, 06 de outubro de 2016 | Publicado às 19h26

Cortar a ineficiência, sem cortar o serviço. Esse foi um dos focos da oficina “Produtividade”, ministrada aos 180 servidores públicos estaduais inscritos para o GovLab Experience

A A

Cortar a ineficiência, sem cortar o serviço. Esse foi um dos focos da oficina "Produtividade", ministrada aos 180 servidores públicos estaduais inscritos para o GovLab Experience. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, na Arena Pantanal, nesta quarta-feira (05.10). A intenção foi estimular a inovação no serviço público.

O tema foi trabalhado pelo engenheiro de produção e funcionário da empresa de software "Mais", Gabriel Renault, numa das cinco oficinas simultâneas do GovLab. "O que tentamos passar, de forma dinâmica e a partir de modelos e metodologias, é que há formas de melhorar a produtividade, os investimentos e os gastos públicos, fazendo intervenções inteligentes nas áreas certas. Quando as pessoas que trabalham no Estado focam no desenvolvimento de análises parametrizadas e modelos científicos que consideram o resultado, isso fica mais simples", explica.

Renault citou como exemplo os cortes no orçamento público que, quando são feitos, ocorrem geralmente de forma linear, o que pode penalizar quem está trabalhando com eficiência. "Os Estados podem fazer cortes de orçamento inteligentes a partir da criação de metodologias que possibilitem a comparação de resultados de trabalhos similares. Se tenho 10 funcionários que trabalham 100 processos e, em área similar, outros 50 funcionários rendem 500 processos, tenho que encontrar o que está acontecendo de errado com o segundo grupo e fazer a correção do problema", avalia.

O engenheiro trabalhou num software para o Governo do Rio de Janeiro elaborar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ele lembra que durante esse trabalho, sua equipe conseguiu identificar pastas que cortaram até 50% dos recursos, mas sem reduzir serviços.

"A partir de fatos, dados, números e análises comparativas, o servidor pode indicar os cortes orçamentários inteligentes, sem penalizar os serviços ao cidadão. Dá para cortar na ineficiência e ainda melhorar o atendimento público. O foco em resultado e na qualidade deve ser permanente. Estamos mostrando o método, mas há vários meios de executar essa tarefa, até o Excel pode ser usado. Sempre partimos de um resultado a chegar, uma meta a ser atingida".

Modernização da gestão

Além de Gabriel Renault, os servidores públicos receberam informações rápidas, ágeis e simples sobre como inovar no ambiente público, como ter agilidade nos processos, como engajar pessoas e como modernizar a gestão por meio da análise de dados, com outros quatro palestrantes.

"Reunimos pessoas que têm interesse no tema para estimular que continuem nesse caminho. No evento, elas tiveram contato com experiências positivas, puderam conhecer e montar uma rede de pessoas que têm o mesmo interesse e poderão colocar em prática a teoria que acessaram. É uma experiência de estímulo à busca de resultados para o cidadão", explica o diretor da empresa EloGroup, Davi de Almeida, que trabalha com consultoria governamental e é parceiro do Estado no evento.

Almeida explica que os temas propostos foram selecionados a partir de contato com empreendedores de órgãos públicos. "Em contato com secretários, diretores e governadores, percebemos que eles anseiam por trabalhos que causem impacto, que mexam com a rotina, que encontrem caminhos mais rápidos para trazer resultados. E as oficinas foram montadas a partir desses princípios. Ainda que seja uma escolha nobre fazer um plano estratégico cheio de ações, com várias metas, com inúmeros indicadores, é importante priorizar e focar, começar com poucas metas, para que o resultado positivo possa ser enxergado e isso motive o grupo", orienta o diretor.


A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento, Gustavo de Oliveira, pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), Joelson Matoso, e pela superintendente da Escola de Governo, Maricilda Farias. Gustavo de Oliveira lembrou que a rotina de trabalho, não só no Governo, nos tenta a repetir padrões e, diante disso, é preciso inovar, ser eficaz e o evento faz essa proposta aos servidores.

"O grande desafio é inovar, tentar diferente, causar impacto no ambiente de trabalho, na família, na comunidade onde vivemos. Empreender é uma atitude para a vida e o que buscamos com essa iniciativa é estimular o servidor a tentar fazer a diferença, impactar para trazer resultados sociais positivos", afirma.

O GovLab foi um evento gratuito para os servidores e para o Estado. A empresa parceria, EloGroup, formatou o produto e o disponibiliza em vários estados do Brasil, com a intenção de estimular a inovação no ambiente público.


 


Fonte: Márcia Oliveira | Seplan MT