GESTÃO

Seplan avalia como aplicou o Gespública internamente em 2015

Terça-feira, 13 de setembro de 2016 | Publicado às 14h58

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Os servidores da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) começaram a avaliar na segunda-feira (12.9) a aplicação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), internamente, no ano de 2015. A atividade é feita para verificar o nível de adesão da Seplan ao modelo de excelência em gestão, proposto pelo governo federal. E a partir dela, planejar melhorias na gestão. Essa é a quarta autoavaliação feita pelo órgão.

O processo é conduzido pelo Comitê Gestor Interno do Gespública, com apoio da coordenadora estadual do programa, Patrícia Proença. A autoavaliação é feita uma vez por ano a partir de um questionário – com 110 perguntas – que avaliam os critérios internos de liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Cada critério é desdobrado em vários itens.

A principal proposta do Gespública é levar os servidores públicos a estabelecerem parâmetros de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de seus trabalhos, para atender ao cidadão com o melhor nível de eficiência. O cumprimento desses objetivos é proposto por meio da eliminação do excesso de burocracia e da elevação da qualidade no atendimento.

Para a autoavaliação foram selecionados servidores que atuam diretamente com os oito critérios abordados. Eles foram organizados em grupos e responderão ao questionário, por meio período, de terça-feira (13.09) até 22.09, três dias em cada semana. Cada grupo avaliará um critério e todos os itens compostos por eles. Ao final, um relatório será feito pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (Nger) da Seplan e validado com os participantes da atividade.

O mesmo procedimento será feito com o plano de melhorias da gestão, documento onde os servidores apontarão que medidas devem ser criadas, corrigidas ou aperfeiçoadas para melhorar a atuação do órgão. 

Aprovados os relatórios, eles serão apresentados para o secretário da Seplan, Gustavo de Oliveira, e para todos os servidores. E posteriormente para um avaliador externo, que emitirá a pontuação da Seplan. “A avaliação é anual e feita para verificar a maturidade do órgão no uso do modelo de gestão por excelência. Para aplicá-la usamos o Instrumento de Avaliação de Gestão (IAGP) 1000 pontos, que é um dos três formulários padrão do governo federal. Ele, porém, é mais complexo que os outros e oferece a chance de fazer uma leitura mais exata da excelência de gestão no órgão”, explica a integrante do Comitê do Gespública, Nivanda Araújo.

A Seplan passou a coordenar a implantação do Gespública em órgãos e entidades no estado em 2002. Posteriormente a coordenação passou para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e no ano passado, voltou para a Seplan. O Gespública é composto por três bases conceituais, no caso das organizações públicas, os princípios constitucionais, 13 fundamentos gerenciais e oito critérios de excelência.

“Quanto maior a demanda e mais escassos os recursos, maior capacidade de gestão será exigida. E o país está vivendo um momento de escassez de recursos. E o Gespública busca trazer a eficiência para as ações do Estado com o objetivo de entregar serviços de qualidade para o cidadão”, reforça Patrícia.


Fonte: Marcia Oliveira- Seplan