PATRIMÔNIO

Jornal Digital do Arquivo Público resgata fatos históricos

Segunda-feira, 12 de setembro de 2016 | Publicado às 20h14

A A

Carlos Ferreira - Seges/MT

Um projeto idealizado e colocado em prática por dois historiadores e servidores públicos da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT) tem evidenciado fatos históricos registrados em documentos preservados e encontrados na hemeroteca da Superintendência do Arquivo Público de Mato Grosso. O projeto "Jornal de Hontem" traz a tona discussões de diversos temas que eram e continuam sendo do interesse dos mato-grossenses. A publicação mensal, e que está na 16ª edição, pode ser acessada pelo site do Arquivo Público.

Os textos são de autoria dos historiadores Angelo Moraes e Lauro Portela. "Já falamos sobre vários acontecimentos de épocas diferentes como a bomba de Hiroshima, a Segunda Guerra Mundial, o futebol como instrumento político da ditadura militar", explica Lauro Portela. E ele complementa. "Trazemos notícias históricas e ampliamos toda a temática sobre o processo de sua construção, que incluem desde as motivações, implicações até aos principais personagens do fato divulgado".

A palavra hontem era escrita com h até 1943, por isso foi adotada para ser o nome do jornal que é dedicado ao passado e utiliza um meio do presente, a internet, para propagar as informações. "A ideia é que o site seja o principal elemento de divulgação de todo o acervo do Arquivo Público, e dentro deste contexto, o Jornal de Hontem é uma das ferramentas que ajudam nessa visibilidade", declara Angelo Moraes.

O conteúdo do projeto é destinado à sociedade como um todo, mas com a expectativa de servir como instrumento de conhecimento para classes específicas, como os professores, que podem acessar as informações sobre um determinado fato e utilizá-las como referências na sala de aula. "O nosso Jornal serve como um elemento que aguça a curiosidade, e faz com que as pessoas tenham o interesse de conhecer o Arquivo Público de Mato Grosso", afirma a superintendente da instituição, Vanda da Silva.

Cada jornal aborda um episódio da história referente ao mês corrente com auxílio de publicações do mesmo período em épocas passadas. O tema deste mês é o Centenário de Independência do Brasil. Para ver as edições anteriores e ter um amplo leque de informações para debate, basta visitar a página do Arquivo Público de Mato Grosso, onde é possível encontrar outras informações sobre a instituição.

Link do site: https://www.apmt.mt.gov.br/



Fonte: Carlos Ferreira - Seges/MT