SERVIDORES

Ouvidorias da Seges e Setas recebem elogios no “Fale Cidadão”

Quarta-feira, 10 de agosto de 2016 | Publicado às 21h14

A A

LIGIANI SILVEIRA CGE-MT

Responsável pela coordenação da atividade de Ouvidoria no Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) destaca os atendimentos feitos pelas Ouvidorias Setoriais da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O parâmetro são os elogios registrados na própria Ouvidoria do Estado (via sistema Fale Cidadão) no período de junho a agosto de 2016 quanto ao trabalho desenvolvido pelas duas Setoriais.

Uma das mensagens foi registrada no dia 15 de julho/2016 por demandante residente no município de Vera (MT) e endereçada à ouvidora setorial da Seges, Marciara Aparecida da Silva. "Agradeço a ouvidora Marciara pelo trabalho prestado na Ouvidoria. Eu mandei uma mensagem pedindo um contrato para fazer o plano do MT Saúde, sendo que ela foi muito eficiente no seu trabalho. Estou muito grata!"

Outra mensagem, destinada também à ouvidora da Seges, foi registrada no dia 17 de julho/2016 por demandante do município de Rondonópolis (MT). "Agradeço a ouvidora Marciara pelo empenho que ela me deu no meu processo, da Perícia Médica foi para o MT Prev, e graças a Deus, pela intervenção dela, que tudo foi resolvido. Eu não moro em Cuiabá e, devido a minha doença, fica mais difícil estar acompanhando pessoalmente. Somente Deus vai retribuir tudo o que ela fez por mim."

A ouvidora da Seges tem se empenhado para prestar um atendimento diferenciado, de somente dar o chamado por encerrado depois que a demanda tiver sido, na medida do possível, efetivamente atendida. "É gratificante ter o trabalho reconhecido", afirma ela, sobretudo porque é uma atividade extenuante, delicada e que exige esforço emocional.

Já no dia 06 de julho/2016, um cidadão registrou elogio ao atendimento prestado pelo ouvidor da Setas, Odenil Antônio Evangelista. "Agradeço imensamente a atenção dispensada e que o seu exemplo seja seguido pela maioria dos servidores públicos. Felicidades, saúde e paz."

Odenil destaca que atuar na Ouvidoria é uma atividade incansável, de convencimento e exercício da mediação (entre o cidadão e o setor responsável pelo assunto da demanda). "É um trabalho de convencer a administração pública a ser mais flexível, de convencer os gestores que a participação do cidadão é para melhorar a gestão pública", observa ele.

Em 2015, a Setorial da Seges atendeu 1.021 mensagens, entre denúncias, reclamações, sugestões e solicitações. De janeiro a julho de 2016, foram 466. Já a Setorial da Setas recebeu 116 manifestações em 2015. Nos primeiros sete meses de 2016, foram 112 registros.

Rede


A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE, por meio da Ouvidoria Geral.

Além disso, está estruturada para receber críticas, sugestões ou denúncias acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Além dos canais já mencionados, as Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, postal e via e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).