Cidadania

Casamento Social oficializa 154 uniões em Mirassol D’Oeste

Terça-feira, 14 de junho de 2016 | Publicado às 14h05

A A

Mayke Toscano

Mirassol d'Oeste, MT - A valsa nupcial anunciou o início de mais uma edição do Casamento Social, desta vez no município de Mirassol d'Oeste. Depois de cinco edições que oficializaram a união de quase 200 casais este ano, Mirassol d'Oeste reuniu o maior número de beneficiários do casamento gratuito promovido pelo Estado, totalizando 154 casais.

Em um bairro da periferia da cidade, a dona de casa Edneia Paixão alisava o vestido que já havia testemunhado uma importante parte de sua vida: a formatura na escola. Dessa vez, a realização era outra: o casamento com um amor antigo, mas que só deu certo há pouco mais de um ano. O sortudo era o lavrador Getúlio Pereira dos Santos.

No evento, realizado nesta segunda-feira (13.06), o casal apaixonado chegou cedo, afinal, a assinatura dos documentos deveria anteceder a cerimônia. Mas isso não foi nenhum problema para Edneia, já que ela esperou por isso tanto tempo. "Veio em boa hora", disse se referindo ao fato do casamento ser totalmente gratuito e das dificuldades econômicas que vive a família.

As condições financeiras é que definiram grande parte do público alvo, inclusive. A Secretaria Municipal de Assistência Social selecionou apenas pessoas que possuíam renda familiar de até três salários mínimos, que é o caso dos dois.

Com muita emoção e um certo nervosismo natural de quem está vivenciando o casamento de "papel passado" pela primeira vez, Edneia e Getúlio deram mais um passo em sua relação. E foi justamente histórias como essas que emocionaram a idealizadora do evento, a primeira-dama do estado e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias, Samira Martins.

"Ver vocês entrando neste salão foi emocionante. Tenho dez anos de casada e se eu puder desejar alguma coisa a vocês é sabedoria para edificar seus lares. Sempre paro e penso que se aquela pessoa está ao meu lado foi porque eu a escolhi e quero construir uma vida ao lado dela", destacou Samira.

O clima de celebração do amor também emocionou a secretária adjunta de Cidadania da Setas, Alda Attilio. Representando o secretário Valdiney de Arruda, Alda fez uma reflexão do presente momento. "O para sempre é hoje e hoje é o dia mais importante de suas vidas. Escolham ser felizes para sempre".

O coordenador do Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, juiz José Antônio Bezerra Filho, definiu o evento como um dia de festa, união e alegria. "Dr. Tony", como é conhecido, acompanha de perto grande parte dos casamentos e fica feliz em fazer parte dessas histórias. "Eu sempre me emociono com o carinho e o comprometimento dos noivos. Esses casais trazem a semente do amor", observou o magistrado.

E com uma cerimônia conduzida por um juiz de paz e representada no palco pelo casal mais antigo do evento, Getúlio e Edneia e os presentes deram início a uma nova história em suas vidas, agora oficialmente como marido e mulher.

Casamento Social

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado por meio do Núcleo de Ações Voluntárias e da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, em parceria com o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A iniciativa também recebe o apoio das prefeituras municipais e cartórios.

Os municípios de Cáceres, Canarana, Confresa, Cuiabá, Dom Aquino, Juara, Porto Alegre do Norte e Ribeirão Cascalheira também vão receber a ação, contabilizando, aproximadamente 1.200 uniões neste ano.

 


Fonte: Julia Oviedo | NAV-MT