PROCESSO SELETIVO

Escola de Saúde abre editais para cursos de especialização e docência técnica

Terça-feira, 17 de maio de 2016 | Publicado às 14h28

A A

GComMT/Junior Silgueiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, abriu processos seletivos para curso de Especialização Pública e para docentes e coordenadores locais no curso de Educação Profissional de nível técnico. Os editais foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na sexta-feira (13.05).

Para o curso de especialização serão ofertadas 30 vagas, para profissionais de saúde de nível superior que atuam no sistema público de saúde do estado de mato Grosso ou da comunidade. Além disso, o edital garante 20% de vagas a mais para suplentes, que poderão assumir a vaga quando houver disponibilidade do cargo. Confira o edital.

O curso de especialização será realizado em regime presencial, com aulas em módulos, na Escola de Saúde Pública. Quatro eixos integrativos compõe a programação do curso: contextualização do processo saúde-doença-cuidado e o cenário da política de saúde loco/regional; qualificando a gestão do SUS; efetivando a gestão do SUS e o processo de trabalho em saúde; e monitorando, controlando e avaliando o processo de trabalho do SUS. Entre cada eixo será realizado um período de intervalo com acompanhamento assistido.

O prazo para as inscrições é de 23 de maio a 16 de junho e deverão ser enviadas pelas agências dos Correios ou realizadas presencialmente na secretaria de registro escolar da ESP, em horário comercial. Os candidatos que farão a inscrição via Correios, deverão identificar o envelope como "Inscrição para Seleção de Aluno, referente ao Edital nº007/2016 - Curso de Especialização em Saúde Pública" e edereça-lo à Escola de Saúde Pública. O processo de seleção será divido em duas fases, sendo a análise de Curriculum Vitae ou Lattes e a carta de intenção.

Docência

A seleção externa para docentes e coordenadores locais tem como finalidade selecionar profissionais para desenvolver as atividades em oito cursos de nível técnico, entre eles Vigilância em Saúde, Radiologia, Auxiliar de Saúde Bucal e Qualificação em Agentes Comunitário em Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). Ao todo serão ofertadas 285 vagas. Confira o edital.

Os candidatos aprovados irão atuar em 26 municípios, conforme o curso escolhido no processo seletivo. A remuneração é por hora/aula, com base na Lei nº 8.151/2004, e varia entre R$ 25 e R$80 conforme a titulação do profissional.

Para participar do processo seletivo externo, os interessados devem realizar a inscrição pessoalmente na Gerência de Documentação e Registro Escolar da Escola de Saúde Pública ou encaminhar através das agências dos Correios. O candidato que optar pela inscrição via Correios deverá identificar o envelope como "Inscrição para Seleção Externa de Docentes, referente ao Edital nº 008/2016 - Cursos de Educação Profissional de Nível Técnico, curso pretendido e local". A inscrição é gratuita e poderá ser realizada entre os dias 16 a 30 de maio.

O processo de seleção será efetivado por meio de análise curricular que avaliará os critérios relacionados à capacitação pedagógica na metodologia da problematização, experiência em docência, experiência e de trabalho na área pretendida, cursos na área de didática e comprovação de títulos.

Mais informações podem ser obtidas junto a Escola de Saúde Pública pelo telefone (065) 3613-2317/2310 ou (65) 9624-2886.

 


Fonte: Lorrana Carvalho | SES-MT