Processo Seletivo

Busca por oportunidade marca o dia internacional do Jovem Trabalhador

Domingo, 24 de abril de 2016 | Publicado às 12h19

A comemoração tem o objetivo de destacar a importância e incentivar a contratação de jovens profissionais, sem muita experiência, mas que podem contribuir com novas ideias, servindo também para descoberta de novos talentos.

A A

A busca pelo primeiro emprego continua sendo um grande desafio na vida dos jovens, principalmente para aqueles que ainda estão sendo capacitados para exercer a profissão. Neste domingo, dia 24 de abril, quando milhares de estudantes participam do processo seletivo do Governo do Estado de Mato Grosso para contratação de estagiários, também é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

A comemoração da data é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de destacar a importância e incentivar a contratação de jovens profissionais, sem muita experiência, mas que podem contribuir com novas ideias, servindo também para descoberta de novos talentos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que em maio de 2015 a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos atingiu 16,4%, contra 12,3% no mesmo período de 2014, o que demonstra que ainda há muito a ser conquistado e para isso é necessário o investimento na qualificação.

Desta forma, vagas para aprendiz e estagiários têm sido a “saída” para adquirir a experiência tão solicitada pelos empregadores. Segundo o advogado Daniel Perin, de 23 anos, a busca pela qualificação é o melhor caminho para todos os jovens. “Para mim e com certeza para todos os jovens a escolha da profissão já é difícil, mais difícil ainda é conseguir quem esteja apto e disposto a nos ensinar de fato como é o mercado. Após entrar na faculdade de Direito, corri atrás do meu primeiro estágio. Temos que ter vontade e garra de aprender”, afirmou.

A primeira experiência de Daniel na profissão foi como estagiário da então Secretaria de Estado de Administração (SAD), hoje Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Ele contou que a experiência que obteve durante o estágio lhe rendeu seu primeiro emprego como advogado. “Mesmo me sentindo imaturo e sem esperança de ser chamado enviei meu currículo para a Secretaria, e para minha surpresa fui chamado. Após concluir meu contrato de estágio, fiquei alguns meses a procura de trabalho, estando no nono semestre e já tendo carteira da OAB. Foi quando para minha surpresa fui convidado a ocupar o cargo de Assessor Técnico”, concluiu.

Há alguns meses, Daniel foi selecionado para fazer parte da equipe de advogados de um escritório de Advocacia em Cuiabá.

Alguns jovens preferem se dedicar ao estudo antes de enfrentar o mercado de trabalho, a exemplo da estagiária Regina Tomasia de Jesus, de 26 anos. “O mercado hoje em dia está muito acirrado, consegue a vaga quem tem mais cursos, mais qualificação. Apesar da minha idade sempre busquei fazer cursos para fazer crescer meu currículo. Agora meu primeiro emprego está sendo neste estágio na Seges. Essa experiência é muito importante para os jovens que estão em busca de sua formação acadêmica”, enfatizou.

Para a estagiária de Administração Eliane Carvalho, de 33 anos, que já trabalhou na área comercial privada, o estágio é importante para adquirir conhecimentos práticos do que foi ensinado em sala de aula. “É a forma de colocar em prática o que foi adquirido na teoria. Estagiar na área pública é uma nova vivência por ser um ramo diferente do qual eu já trabalhei”, ressaltou. Para ela, quem vai entrar no estágio com o novo processo seletivo só tem a ganhar. “Aqui nós agregamos valores para a formação profissional e também para a formação pessoal, o que fará a diferença no futuro”, concluiu.


Fonte: Dani Danchura / Seges-MT