Documentos Históricos

Arquivo Público mantém vivos os 297 anos da história de Cuiabá

Quinta-feira, 14 de abril de 2016 | Publicado às 13h07

Historiadores, pesquisadores, estudantes ou mesmo meros curiosos têm acesso a um grandioso acervo de documentos históricos no Arquivo Público

A A

Livros, revistas, jornais, fotografias e vários outros registros sobre a cultura, a vida social e a história de Cuiabá, do período Colonial (1500 a 1822), Imperial (1822 a 1889) até o Republicano (1889 até os dias atuais), estão à disposição de historiadores, pesquisadores, estudantes ou até mesmo de meros curiosos, no Arquivo Público de Mato Grosso. A instituição, uma superintendência da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), atua na conservação, descrição e catalogação desses documentos, disponibilizando-os para a consulta de qualquer cidadão.

Um dos principais documentos da história da capital, o Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá, foi transcrito pela historiadora e servidora do Superintendência de Arquivo Público, Yumiko Takamoto. Escrito por vereadores, a obra reúne relatos do cotidiano da cidade no período de 1719 a 1830. Cerimônias oficiais, festividades, a relação com os índios, que no início não era pacífica, são alguns dos assuntos abordados no Annaes. O trabalho de transcrição seguiu as normas recomendadas pelo Arquivo Nacional. “O documento original é muito frágil, por isso, dediquei em três meses, muita atenção e cuidado, devido à importância do que eu tinha em mãos”, explicou Yumiko.

O documento transcrito foi transformado em livro e lançado em agosto de 2007 pelo Governo do Estado. Atualmente está disponível virtualmente no site do Arquivo Público (https://www.apmt.mt.gov.br), na aba “difusão”, link “publicações”.

Acervo de fotos 

O acervo fotográfico da instituição é composto por mais de 270 mil imagens reveladas e em negativos, incluindo 514 coleções de diversos temas, sendo 22 específicas sobre Cuiabá. Segundo o historiador do Arquivo, Lauro Portela, os cartões-postais da capital são bem atrativos. “Os principais pontos da cidade aparecem em coleções, cujo objetivo era divulgar a região”, explicou.

Documentos escritos

Registros de cartórios como inventários, heranças, processos penais, documentos sobre a Santa casa da Misericórdia, inaugurada em 1815, sobre o Hospital de São João dos Lázaros de Cuiabá, criado em 1816 e destinado aos portadores de de hanseníase (doença infecciosa antigamente conhecida como lepra), livros das Coletorias dos séculos 19 e 20, responsáveis pela arrecadação de impostos, plantas de prédios da região central, listas de moradores, profissionais e escravos, fazem parte da diversidade de temas e de documentos que o Arquivo Público detém sobre a capital de Mato Grosso.

O gerente de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki, pontua a importância do arquivo. “O Arquivo Público é de extrema relevância para a história de Cuiabá, pois nos preocupamos com a difusão de informações, guardamos e damos manutenção a documentos que compõem a memória dessa cidade”, ressaltou.

Para ter acesso a outros registros da história de Cuiabá e do estado de Mato Grosso qualquer cidadão pode visitar o Arquivo Público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.


Fonte: Carlos Ferreira | Seges-MT