DESEMPENHO

“Pergunte à CGE” tem salto de consultas e qualidade

Quarta-feira, 13 de abril de 2016 | Publicado às 13h26

No primeiro trimestre de 2016, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) respondeu a 326 consultas das secretarias e entidades do Governo do Estado pelo “Pergunte à CGE”, canal de contato direto com o servidor público estadual via site.

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No primeiro trimestre de 2016, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) respondeu a 326 consultas das secretarias e entidades do Governo do Estado pelo "Pergunte à CGE", canal de contato direto com o servidor público estadual via site https://www.controladoria.mt.gov.br.

O quantitativo é 56,7% superior aos 208 questionamentos respondidos pelos auditores do Estado no mesmo período do ano passado e segue tendência de aumento no número de consultas registradas pelo canal.

A ferramenta facilita a vida dos servidores na execução de suas atribuições funcionais. A opinião é do servidor Gustavo Lima Parreira, da Secretaria de Estado de Cidades (Secid) e foi registrada via Ouvidoria do Estado. "Gostaria de agradecer a CGE por todas as vezes que me auxiliou no desempenho de minhas funções na Secretaria de Estado de Cidades. Com apenas uma exceção, sempre esclareceu minhas dúvidas formalizadas pelo sistema Pergunte à CGE ou até mesmo por telefone. Sou grato pelo servidor ter este canal para melhor desempenhar suas funções", disse.

A coordenadora financeira da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ágatha Francis Silva de Santana, também destaca a funcionalidade da ferramenta. "O canal é uma excelente ferramenta de contato com a CGE. Uso muito o canal, pois me preocupo em observar a legislação, e o respaldo da CGE é importante para nos dar segurança para trabalhar e executar o serviço corretamente", afirma ela.

Assessoramento

A secretária-adjunta de Auditoria e Controle da CGE, Kristianne Marques Dias, observa que o crescimento das consultas pelo referido canal deve-se à atmosfera de transformação pela qual passa o Governo do Estado. "Os servidores têm buscado orientação da CGE para fazer o que é correto na execução orçamentária, a fim de melhorar a eficiência das atividades sistêmicas nas secretarias e entidades", afirma.

Segundo ela, o aumento das demandas pelo canal demonstra também que as secretarias e entidades têm reconhecido cada vez mais o papel da CGE como órgão de orientação e assessoramento direto na gestão sistêmica, e não somente como órgão de auditoria. "Mais que apontar falhas, erros e desvios, o papel principal da Controladoria é orientar os órgãos pela qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos", destaca.

Consultas

O "Pergunte à CGE" é um canal no site da Controladoria para que os servidores públicos estaduais, independentemente dos cargos e funções que ocupem, solicitem orientações e esclarecimentos sobre assuntos de gestão interna/sistêmica de entendimentos pacíficos no âmbito da CGE. As consultas são respondidas diretamente no e-mail do solicitante.

O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, que estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. Entretanto, em eventual impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta.

As perguntas que a equipe responsável entender ser de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria.

Em 2015, os auditores do Estado responderam a 1.164 questionamentos pelo "Pergunte à CGE". O quantitativo foi um marco histórico já que representou 132% a mais dos (500) questionamentos respondidos em 2014 e quase se igualou ao total de (1.293) consultas atendidas no acumulado dos anos de 2012 a 2014.

O canal "Pergunte à CGE" está disponível no site www.controladoria.mt.gov.br , no menu "Fale Conosco" e em banner na lateral da página.

 


Fonte: Ligiani Silveira / CGE