DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Programa Vida Saudável da Seges auxilia servidores a eliminar peso

Quinta-feira, 07 de abril de 2016 | Publicado às 21h25

A A

Sessenta e um servidores da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), que participam do "Programa Vida Saudável", conseguiram eliminar juntos 48 quilos. O resultado foi constatado na segunda aferição do programa, 30 dias depois da retomada da ação este ano pela equipe da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho da Superintendência de Gestão de Pessoas.
O servidor da Seges e educador físico, Max Moraes, contou que na primeira aferição realizada em fevereiro participaram 81 servidores e que nesta segunda etapa, em março, participaram 96 pessoas, sendo que 61 fizeram as duas aferições e por isso foi possível fazer o balanço de quantos quilos os participantes conseguiram eliminar juntos. "Foi um número que podemos considerar como positivo se compararmos as duas aferições, pois é um demonstrativo de que os participantes estão empenhados em alcançar o objetivo proposto e, principalmente, de ter uma vida saudável", ressaltou.
As aferições de altura, peso, índice de massa e porcentagem de gordura corporal são feitas mensalmente e depois de realizadas, a equipe do programa encaminha para o servidor, via e-mail, os resultados comparativos com a medição anterior e também com orientações sobre o que precisa ser melhorado, quais as metas a serem alcançadas.
Além das aferições, o Programa Vida Saudável também realiza outras ações junto aos servidores, em parceria com a Comissão de Sustentabilidade A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).
Estímulo
Por isso, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7 de abril, será realizada uma aula de Treinamento Funcional na quadra de esportes da Seges, na tarde de quinta-feira para os servidores da Secretaria. "Além desta ação, também teremos amanhã durante todo o dia atendimento dos servidores para a realização de quick massage. Para isso, distribuímos senhas. Além disso, estaremos realizando durante o mês outros eventos voltados para o bem estar e a vida saudável do nosso servidor", completou Max.
Segundo o educador físico serão realizados eventos como palestra com nutricionista sobre "Alimentação Saudável na prevenção das DCNT", roda de conversa para os participantes do programa "Vida Saudável" sobre os desafios e as conquistas na busca da vida saudável, palestra sobre o dia Mundial da Luta contra o Câncer, noções básicas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros no Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, além do envio de boletins informativos sobre alimentação saudável e hipertensão.
Exemplo de superação
O principal motivo de se fazer exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável é a manutenção da saúde, que interfere até mesmo na recuperação de traumas e doenças, tornando-a mais rápida já que o organismo se sente mais preparado para a situação.
Um exemplo de superação, e de como ter uma vida saudável auxilia na recuperação do corpo após uma doença, é o caso do analista administrativo, servidor público estadual há nove anos, Cleber Zamboni Sartor.
Cleber contou que estava acima do peso e que começou a se exercitar em 2008, motivado pela promessa feita à noiva de que estaria "em forma" no dia do casamento. Começou a se dedicar a prática esportiva e também adotou a reeducação alimentar. Em pouco tempo, além de conseguir reduzir o peso, Cleber se tornou triatleta e passou a disputar provas como o Iron Man.
Foi então que em 2013, Cleber identificou na região da clavícula um nódulo enquanto se preparava para participar de uma prova de triathlon. "Eu fiquei incomodado com aquilo, mas mais por estética, e então resolvi ir ao médico para fazer a retirada. A médica examinou, marcou a cirurgia e só quando abriu é que descobriu que era bem maior do aparentavam. O material foi mandado para biópsia e no dia 6 de janeiro de 2014 recebi o laudo de que era câncer dermatofibrosarcoma. Fiz outra cirurgia para retirar todo o tumor, que durou mais de oito horas", explicou.
Cleber ficou afastado por 60 dias, teve que fazer enxerto no local de onde foi retirado o nódulo, mas não perdeu o movimento do braço e nem precisou fazer quimioterapia, apenas acompanhamento médico. "Voltei a trabalhar em março e minha maior alegria foi o dia em que consegui caminhar na esteira, pois não podia andar já que o enxerto foi retirado da perna", lembrou.
Mesmo depois de ter descoberto o câncer, passado por uma longa cirurgia para retirada do nódulo, Cleber não desistiu de continuar os treinamentos e a participação na prova de triátlon. Em abril do mesmo ano ele participou da prova Iron Man 70.3 Brasil, em Brasília, nadando 1.900 metros, pedalando 90 quilômetros e correndo outros 21 quilômetros, completando a prova em pouco mais de seis horas.
E ele não parou por aí. No final do mês de maio de 2014, o servidor participou da prova para a qual estava treinando quando descobriu o nódulo na clavícula, o Iron Man Brasil, com 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 de corrida. Mesmo tendo treinado apenas dois meses para a prova, ele conseguiu completá-la.
Cleber contou que um dos fatores principais para a sua rápida recuperação foi o fato de já ser atleta e ter uma vida saudável. "O próprio oncologista disse que o que colaborou na minha recuperação foi o fato do meu corpo estar mais preparado para se recuperar, e a minha força de vontade, a fé e a coragem de lutar", afirmou.
Mesmo sendo atleta, Cleber acabou ganhando alguns quilinhos, principalmente, pelo fato de ser ansioso. "Já estou ansioso por natureza, daí a cada quatro meses preciso fazer uma bateria de exames por causa do câncer, o que potencializa a ansiedade e faz com que eu coma mais", contou o servidor que hoje pesa 86 quilos e tem como meta inicial voltar aos 75.
Para ele, o programa "Vida Saudável" da Seges foi essencial para que ele "ligasse o alerta" novamente em relação ao seu peso. "Participei da segunda aferição deste ano, o que fez com que eu ficasse alerta, por que estou indo em direção a obesidade. Tenho que perder 11 quilos até agosto, mas para a próxima aferição a meta são três quilos", contou.
O analista administrativo também ressaltou a importância da realização de ações como o programa "Vida Saudável" em benefício do servidor público. "Muitas pessoas não tem acesso a informações como as que são oferecidas no programa. E aqui o recurso está ao alcance das mãos dos servidores. Lá eles não medem apenas o peso, mas também repassam informações, noções básicas para iniciar uma atividade física, falam sobre o índice de gordura corporal. É um conjunto, tem que estar bem em tudo. Acaba sendo um estímulo, principalmente por que é um programa dentro da secretaria onde você participa", concluiu.


Fonte: Dani Danchura - Seges/MT