Assistência Humanizada

Humanização do MT Saúde emociona clientes do plano estadual

Quarta-feira, 09 de março de 2016 | Publicado às 15h38

Mudanças que vieram com a nova administração refletem no bem-estar de mais de 24 mil pessoas

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Há pouco mais de um ano, a realidade do Mato Grosso Saúde, plano de assistência à saúde do servidor do Estado, era bem diferente do encontrado em março de 2016. Até o final de 2014, poucos locais atendiam os clientes do plano, pois uma dívida de R$ 45 milhões impedia o trabalho.

Várias ações foram colocadas em prática para mudar este quadro. Além da quitação de 94,05% do total da dívida, o que colocou toda a rede conveniada de volta à ativa, a atual gestão humanizou o plano, levando um atendimento intimista a cada beneficiário do MT Saúde. Essa nova realidade foi claramente observada pelos servidores e seus dependentes.

José Deoclécio Rocha, de 62 anos, é dependente da esposa no plano, Carmem Lúcia, servidora aposentada pelo Intermat. Segundo ele, as melhorias são notadas diariamente. “Houve uma revolução da noite para o dia. O que passamos nos governos anteriores, demonstrou uma recaída muito grande. Com a entrada deste novo governo, a impressão é que a cada dia subimos um novo degrau de uma escadaria. Sofri três infartos e devo minha vida ao MT Saúde. Antes, você chegava nos hospitais e os médicos não atendiam. Hoje a gente vê a diferença. Os médicos nos convidam. Tem cartazes nos hospitais avisando que atendem. Temos essa tranquilidade com as inovações que foram feitas”.

Para que os clientes do Mato Grosso Saúde tivessem o atendimento que merecem, o presidente da autarquia, Carlos Brito, tomou uma iniciativa estratégica. “Contratamos uma servidora que tinha experiência em atendimento e ela qualificou os demais servidores do MT Saúde neste sentido. Trabalhamos os nossos recursos para o relacionamento humanizado com os nossos clientes, pensando no bem estar de todos”, explicou.

Mais mudanças

Outras mudanças com foco no bem estar do servidor estão por vir. Até o final de 2016, estará ativo o programa “Conte com a Gente”, que dará suporte psicossocial aos beneficiários do plano.

“Nós acreditamos que o servidor satisfeito produz mais. Pensando nisso, estamos preparando a licitação para este programa, que dará acesso a assistência social, psicológica e consultoria financeira. Por exemplo, se o servidor está passando por um divórcio, nós daremos a ele a consultoria sobre como passar por isso e também ajuda psicológica. Da mesma forma, se ele estiver endividado, vamos dar a consultoria financeira, orientando sobre o que ele pode fazer”, explicou Brito

Para formular o programa, a nova administração também pensou naqueles que perdem um membro da família, prevendo ajuda psicológica para estes casos. O servidor Enio Ventura de Campos, 71 anos, aposentado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado, perdeu a esposa recentemente, após ela ter ficado internada por 50 dias, com o apoio do MT Saúde.

“Infelizmente eu perdi a minha esposa, em dezembro de 2015, depois de ela ter ficado internada com todo o apoio do MT Saúde. Tudo o que podia ser feito, eu sei que foi feito. Ela teve toda a assistência no momento em que precisou. Dia 20 de dezembro fizemos 48 anos de casados e dois dias depois ela faleceu. Tudo o que ela precisou foi feito, mas não podemos mudar a vida”, lamentou.

Por outro lado, novas vidas aderem ao plano frequentemente. Olga Nascimento é mãe de Fernando Henrique, 6 anos, e Luiz Henrique, de apenas 40 dias. Ela também tem todo o suporte médico de que precisa.

“Sempre temos algo a melhorar, pois a necessidade de mudança vem com os anos. Vimos nesse último ano o quanto o plano melhorou. Também foi adicionada a parte odontológica, que estava esquecida, e agora tem mais essa possibilidade que também é muito barata. Meu filho, há poucos dias, precisou fazer uma bateria de exames e tudo foi feito muito rápido. Temos todas as orientações e o atendimento é humano.”

Autossuficiência

Em julho de 2015, o MT Saúde passou por mudanças na forma de cobrança do serviço, deixando de ser apenas o titular o único pagante, incluindo os dependentes e agregados no pagamento, por faixa etária. Uma nova medida visando a garantir a autossuficiência do plano.

João Jeferson Gamballi, 72 anos, está no plano desde sua criação, em 2003, como dependente da esposa Maria Lúcia, servidora da Secretaria de Saúde. Juntos, eles passaram por quinze cirurgias, e ele afirma que não trocaria o plano por nenhum outro.

“O plano é muito mais barato em relação aos demais. A diferença é muito grande. Sou administrador e sei como funciona. Achei excelente a atitude de mudar a forma de cobrança e chamar todos que participam a pagar também, pois só assim o plano pode sobreviver. Temos que pagar pelo bom serviço e é muito mais barato! Aqueles que foram embora, deveriam voltar, pois o atendimento hoje é espetacular”.

O presidente do MT Saúde, Carlos Brito, explica que esta mudança permitiu que 94,05% da dívida com a rede conveniada foi paga, o que permitiu que o atendimento voltasse ao normal. “Para contrapor o fato de termos mudado a forma de pagamento, melhoramos o atendimento. A receita própria da autarquia aumentou consideravelmente nos últimos meses, permitindo que pagássemos a dívida. Muita gente saiu durante a mudança, muita gente nova entrou e agora vemos as pessoas que saíram, voltarem, pois o MT Saúde é muito mais barato que qualquer outro plano", aponta o gestor.

Hoje o Mato Grosso Saúde conta com 24.153 beneficiários, sendo que 11.810 são servidores/titulares. Carlos Brito faz um convite a todos os outros que ainda não aderiram ao plano de assistência à saúde do servidor.

“O MT Saúde é um plano de assistência à saúde, e não um plano de administração da doença. Queremos contribuir para o bem estar do nosso servidor, auxiliando nas dificuldades, e estar juntos. O Governo de Mato Grosso reconhece o valor de seus servidores e traduzimos isso nos nossos atendimentos e ações. A rede será ampliada. Teremos um Centro de Especialidades que vai assegurar as demandas mais especificas. Estamos investindo em tecnologia e atendimento humanizado. São várias inciativas feitas da maneira mais rápida possível para apagar um passado cheio de problemas e mudar isso para um plano exemplar. Queremos construir, junto com os servidores, uma nova realidade. O Mato Grosso saúde está em transformação”, finalizou.


Fonte: Euziany Teodoro | GCom-MT