WEBPONTO

Gestão supera meta e sistema de ponto já chega a cinco secretarias

Quinta-feira, 24 de setembro de 2015 | Publicado às 18h27

Meta estabelecida por Acordo de Resultados era instalar o sistema em duas secretarias este ano

A A

A secretaria adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Gestão de Mato Grosso (Seges) já superou a meta estabelecida pelo Acordo de Resultados estabelecido com o governador Pedro Taques e instalou, até agosto deste ano, o sistema de WebPonto em cinco secretarias estaduais, sendo que a meta para 2015 era instalar em apenas duas. 

Inicialmente, a meta era implantar o sistema de controle de frequência dos servidores na Secretaria de Trabalho e Assistência Social e na Procuradoria Geral do Estado. No entanto, o WebPonto foi também instalado na Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. 

O WebPonto oferece o controle, por meio da biometria, da marcação da frequência dos servidores públicos, assim como fornece ferramentas para a gestão de frequência de cada secretaria que o utiliza. 

O aplicativo, mantido e gerenciado pela Coordenadoria de Monitoramento - Superintendência de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Gestão, tem vantagens como: inibição de fraudes no processo de marcação de ponto; centralização, sincronização e consistência de dados; agilidade e eficiência no processamento da informação; painel de acompanhamento com informações em tempo real, proporcionando rapidez na tomada de decisões; redução de custos com pessoal e otimização de tempo e recursos; sistema web com informações disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana; baixo custo do sistema. 

Além disso, o dispositivo biométrico usado pelo WebPonto é bem mais barato, se comparado, por exemplo, a uma handkey (máquina para coleta de biometria), cujo custo é cinco vezes maior. 

Histórico 

O sistema WebPonto nasceu em um projeto independente da Coordenadoria de Tecnologia da Informação para o controle de frequência em uma linha de produção, com o uso de registros de horários por leitor biométrico. O projeto foi apresentado à então Secretaria de Administração, em 2012, quando percebeu-se a necessidade de maior controle sobre os registros de ponto dos funcionários públicos, antes realizados apenas por meio de usuário e senha. 

Após as adaptações aos moldes da Secretaria, começava a ser implantado o WebPonto, em abril de 2012, apenas na então Secretaria-Executiva do Núcleo Administração e, em junho de 2014, foi implantado em toda a pasta. Utilizando de ambiente e base de dados única para todas as secretarias, o aplicativo possui vasta gama de informações sobre cada uma das secretarias que utilizam o sistema. 


Fonte: EUZIANY TEODORO - Assessoria Seges/MT