"Novembro Azul" conscientiza para a saúde do homem

Quinta-feira, 06 de novembro de 2014 | Publicado às 18h45

A A

Assim como no mês de outubro onde a cor rosa é adotada como símbolo de combate ao câncer de mama, o mês de novembro foi escolhido pra ser o mês de combate ao câncer de próstata e do cuidado da saúde do homem, para tanto a cor azul foi instituída como a cor alusiva a campanha intitulada “Novembro Azul”. 

Durante todo o mês de novembro a cor azul será utilizada para lembrar os homens da importância de exames de prevenção e controle de doenças, além da necessidade da realização de exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

De acordo com a área técnica da Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde, é importante a mobilização da sociedade civil organizada na campanha de sensibilização para o cuidado com a saúde do homem, uma vez que no dia 17 de novembro é o Dia do Combate ao câncer de próstata, e essas ações visam esclarecer a sociedade da importância do acompanhamento medico no cuidado e prevenção de câncer masculino, disfunção erétil, depressão masculina e promoção do cuidado com a saúde dos homens. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso estimula todo o cuidado e auto-cuidado em saúde dos homens com a representação de homens em três faixas etárias por ordem de envelhecimento (azul, verde e laranja respectivamente), com o slogan: “Não importa o tipo de homem que você é, seja do tipo que cuida da saúde !” 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. 

Em Cuiabá algumas empresas e espaços públicos já adotaram a cor azul na iluminação dos seus prédios. Segundo o técnico da Saúde do Homem, Alberto Yassuo, é importante que outras empresas e órgãos públicos adotem essa iluminação como forma de estimular e lembrar os homens sobre os cuidados com a saúde, na onda do novembro azul. 


Fonte: ANDERSON ACENDINO Assessoria SES/MT