SAD elabora planos de providências para aprimorar gestão de pessoal

Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 | Publicado às 16h51

A A

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) concluiu a elaboração dos Planos de Providências de Controle Interno (PPCIs) referentes aos apontamentos feitos pela Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) no relatório gerencial de avaliação do sistema de controle interno de gestão de pessoal do Governo de Mato Grosso de 2014. 

A ação é resultado da atuação de um grupo de trabalho específico formado pela SAD para analisar os apontamentos, propor ações corretivas, elaborar e acompanhar a implementação dos planos de providências. A constituição do grupo de trabalho foi uma medida tomada pelo secretário de Estado de Administração, Pedro Elias Domingos de Mello, por meio da Portaria nº 51/2014/SAD, de 10/07/2014, logo após o recebimento do Relatório de Auditoria nº 027/2014. 

De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas/SAD, Débora Gagini, coordenadora do grupo de trabalho, os objetivos da atuação foram alcançados com a ampla discussão nas áreas afetas aos apontamentos e com a definição das providências, prazos e responsáveis por cada medida. “Essa forma de condução do secretário da SAD possibilitou a elaboração de planos responsáveis e factíveis de cumprimento pelas partes.” 

Ao final, o grupo de trabalho, constituído por servidores da Superintendência de Gestão de Pessoas, apresentaram 20 PPCIs, sendo 07 (sete) implementados e 13 (treze) em implementação, nas áreas de gestão de pessoas, previdência e desenvolvimento organizacional. 

O secretário de Estado de Administração explicou que o Relatório de Auditoria nº 027/2014 apresentou vários pontos que precisavam ser aprimorados na SAD. Algumas das causas de impropriedades já vinham sendo corrigidas, porém, com os PPCIs, foi possível traçar o planejamento para solução de todas. 

“A SAD esteve focada na elaboração desses planos, contamos com o auxílio da Auditoria Geral do Estado durante todo o trabalho. Os problemas existem e precisam ser enfrentados de forma técnica e responsável. Com certeza os PPCIs elaborados refletirão isso e serão um instrumento para acompanhamento das unidades na implementação”, pontuou Pedro Elias. 

O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, destacou que a criação do grupo de trabalho e a consequente elaboração dos planos de ação demonstram o comprometimento da SAD com o fortalecimento dos controles da gestão de pessoal, a inibição de possibilidades de despesas indevidas e a melhoria do serviço público. 

O trabalho da AGE não terminou com a emissão do relatório e com o auxílio à SAD na elaboração dos planos de providências. “Os auditores agora acompanharão se as ações serão efetivamente adotadas”, ressaltou José Alves. 


Fonte: ASSESSORIAS SAD-MT e AGE-MT