QUALIFICAÇÃO

Após aperfeiçoamento, Escola do Governo planeja novos cursos para servidores

Quinta-feira, 13 de março de 2014 | Publicado às 16h45

A A

Governo já planeja implantar mestrado para qualificar ainda mais os funcionários

A Secretaria de Administração e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) vão oferecer o curso de especialização em Gestão Pública gratuito aos servidores estaduais e municipais, através da Escola de Governo. A primeira turma com 200 vagas será composta pelos funcionários públicos de carreira e comissionados do Governo, prefeituras e câmaras municipais que concluíram o 1º curso de aperfeiçoamento em Gestão Pública. 

O anuncio foi feito pelo superintendente da Escola de Governo, Jefferson Luís Daltro Monteiro da Silva, durante entrega de certificado de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento a 1,2 mil servidores, no Cenarium Rural. A medida foi contemplada pelos servidores com grande entusiasmo. A regulamentação do curso ainda será definida pelo órgão. A pós-graduação terá carga de 360 horas e os alunos que concluíram o curso já cursaram 200 horas.

Além deste convênio, também foi assinado termo para realização do curso online para que os demais funcionários públicos que queriam fazer as aulas, mas não tinham tempo. “O próprio sistema vai controlar e fazer a avaliação por meio de testes para que o aluno possa ir avançando. O servidor poderá estudar conforme seu próprio ritmo. Cada módulo terá 20 horas/aula, o que a lei determina para a progressão de carreira” – explicou.

O terceiro passo que a Escola de Governo pretende implantar é um mestrado em Gestão Pública. O projeto está sendo debatido com o Conselho Estadual de Educação e ainda não há prazo de quando deve começar a ser ofertado. “Fico feliz com o resultado dos esforços e agora temos uma Escola de Governo de fato e de direito, conseguimos elevar o curso de aperfeiçoamento em pós-graduação e agora disponibilizar as aulas para mais turmas”, avaliou o superintendente.

 

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, disse que a tecnologia deve ser utilizada a serviço do servidor público, proporcionando para os que moram em cidades mais distantes da capital, como em Santa Cruz do Xingu, Colniza, Aripuanã, possam ter acesso às aulas. “Com servidores qualificados a sociedade também ganha com um atendimento melhor. É importante que os servidores públicos sejam valorizados em dois pilares: a qualificação e a valorização salarial”.

O secretario conseguiu a melhoria do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Secitec com efeitos financeiros a partir de maio de 2014. “É um marco histórico para tornar a carreira da educação profissional e tecnológica mais valorizada e atraente”.

Para o servidor da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Rodrigo Alexandre Azevedo de Araújo, o curso se tornou ainda mais interessante com a possibilidade do aproveitamento das matérias para especialização. “Além da progressão de carreira, eu vejo como importante por ser gratuito. Uma especialização de 18 meses você paga em média R$ 200 por mês e o tema Gestão Pública é importante para todas as secretarias e autarquias”.

 

Lotada na Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria Estadual de Administração (SAD), a servidora Solange Albuquerque disse que o curso foi nota 10 e que muitos colegas gostariam de ter feito e agora vão ter a oportunidade de assistir as aulas online. “Conheço pessoas que conseguiram entrar, mas que não puderam continuar pela falta de tempo. Vai ser importante para eles retomarem o curso”.

 

A servidora pública Adelaide Moraes, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) avalia que os servidores mais novos, que careciam de capacitação, tiraram muito proveito. “O Estado não oferecia qualificação. Foi uma medida excelente e necessária”.

Participaram da cerimônia de entrega dos certificados o secretário-adjunto da SAD, José Nunes de Cordeiro, além de representantes da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Associação Mato-grossense dos Municípios, Conselho Estadual de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Regional de Contabilidade e Conselho Regional de Administração.


Fonte: Assessoria Secitec e Assessoria SAD