PROGRAMA SERVIDOR SADio

SAD aposta na qualidade de vida dos servidores

Segunda-feira, 14 de outubro de 2013 | Publicado às 17h56

A A

Começa hoje (14.10) a execução do Programa para Promoção à Saúde, Prevenção e Controle das Doenças Crônicas”, voltado aos mais de 500 servidores. Na ocasião, vai ser apresentado no hall da secretaria o projeto “Servidor SADio”, que consiste na execução de três etapas, alianhadas à Campanha Nacional de Combate à Obesidade. A ação faz parte da Política de Saúde e Segurança no Trabalho, instituída pelo governador Silval Barbosa para valorizar o trabalhador no serviço público.


A primeira intervenção do projeto “Servidor SADio” será o “Peso Saudável”. Na próxima terça-feira (15.10), todos os servidores da secretaria vão poder aferir as medidas antropométricas e obter o Cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). O trabalho, com profissionais do Programa de Qualidade de Vida da SAD, vai ser realizado na Sala de Convivência da Superintendência de Gestão de Pessoas.


A partir daí, pelo período de um ano os servidores serão acompanhados com registro mensal do peso. Ao mesmo tempo, serão realizadas palestras, rodas de conversas, entre outros, pela equipe técnica da Gerência de Qualidade de Vida. “Também vamos realizar ações visando o trabalho direto de combate à obesidade, com aulas e atividades físicas”, explicou o professor Max Moraes, técnico da área instrumento do Governo.


A temática “Peso Saudável” para o projeto “Servidor SADio” foi definida, segundo a gerente de Qualidade de Vida, Vânia Nardelli, em função do cenário epidemiológico que se configura no Brasil, com elevados índices de sobrepeso e obesidade em crianças, adolescentes e adultos. A obesidade aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Em Cuiabá, segundo informações da Vigitel, o número de pessoas com excesso de peso subiu de 45% em 2006 para 51,8% em 2012.


O índice de obesos, de acordo com Vânia Nardelli, também aumentou consideravelmente na Capital, passando de 13,6% para 19,2%. Conforme a gerente do Programa de Qualidade de Vida da SAD, estudos apontam que os adultos ganham cerca de um quilo ao ano. “Daí a necessidade de combater esta situação, buscando estimular os servidores à busca de qualidade em saúde”.


Para o secretário Francisco Faiad, a ação do Governo para implementar a Política de Saúde e Segurança no Trabalho – considerada uma das mais antigas reivindicações dos servidores públicos do Estado – tem tudo para ser eficaz. “É com esta ferramenta que vamos combater a insalubridade no serviço público, vamos procurar dar condições adequadas de trabalho ao servidor”. Segundo ele, a meta é fazer o programa chegar a todas as secretarias e órgãos do Executivo.


Fonte: EDILSON ALMEIDA Assessoria/SAD-MT