Governo entrega motocicletas para combate a doenças tropicais

Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 | Publicado às 17h57

As motocicletas serão usadas na vigilância e controle da malária e outras doenças endêmicas

A A

 

Os prefeitos dos municípios de Nova Guarita, Nova Bandeirantes, Nova Lacerda, Aripuanã e Colniza, cidades localizadas na parte da Floresta Amazônica, no Noroeste do Estado, receberam nesta quinta-feira (22.08) motocicletas do Governo para serem usadas na vigilância e controle da malária e outras doenças endêmicas. A assinatura dos atos de entrega do equipamento foi feito pelo secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad. As doações dos equipamentos foram aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso.


Segundo Faiad, as motocicletas serão essenciais para atuação dos agentes de combate a doenças endêmicas, principalmente a malária. O equipamento permitirá deslocamentos das equipes de forma rápida e econômica, a fim de permitir a atuação para reduzir a incidência da malária e da morbimortalidade.


"Trata-se de um trabalho fundamental porque os agentes estarão rapidamente presentes nas áreas mais distantes e de difícil acesso" - explicou o secretário. O objetivo do Governo, segundo o secretário, é garantir a eliminação da transmissão da malária e manter a ausência da transmissão da doença.


O secretário de Administração explicou que as cidades beneficiadas com o equipamento apresentaram incidência parasitária anual acima de 10 casos por mil habitantes e não tinham histórico de recebimento de equipamentos nos últimos 5 anos. Nos critérios de definição está também o fato de os municípios escolhidos terem apresentado casos de malária nos últimos três anos.


Faiad destacou que os equipamentos para esse fim, geralmente, são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Porém, o Estado decidiu assumir a situação para evitar eventuais casos de riscos de proliferação das doenças endêmicas, principalmente a malária. "Este Governo tem a marca da responsabilidade com os municípios e, mesmo diante de todas as dificuldades, não tem medido esforços para suprir as demandas" - disse o secretário, ao assinar os atos de doação.


Na solenidade, Faiad anunciou que o Governo está estudando ações para suprir as demandas de ambulâncias de transporte e socorro de doenças nas cidades mais distantes e de difícil acesso. Ele informou que já iniciou contatos com o Ministério da Saúde e instituições visando a contratação de empréstimo para compra dos veículos e equipamentos.

 

 


Fonte: EDILSON ALMEIDA Assessoria/SAD-MT