QUALIFICAÇÃO

Agentes do Socioeducativo começam curso de aperfeiçoamento profissional

Quinta-feira, 09 de maio de 2013 | Publicado às 17h40

A A

INTERNET

 

O secretário de Estado e Justiça de Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, participou nesta segunda-feira (13.05) na Escola de Governo, da aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento para Agentes do Sistema Socioeducativo. A qualificação, com carga horária de 160 horas/aulas, alcança no primeiro momento os agentes da capital e posteriormente a totalidade dos 287 agentes socioeducadores que prestam serviços nas unidades do interior do Estado.

O conteúdo do curso tem foco na humanização do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei assistidos nas unidades de internação. Sua realização decorre de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Tribunal de Justiça e Secretaria de Administração (SAD). As aulas serão ministradas por servidores do Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Bombeiros.

Na abertura, o secretário Luiz Antônio agradeceu as parcerias e disse que a qualificação é a primeira de muitas que ocorrerão. Ele também elencou os últimos avanços registrados no Sistema Socioeducativo de Mato Grosso.

Citou o reinício das obras da unidade de Várzea Grande, a inauguração em breve da unidade provisória de Sinop e a alocação de recursos para a construção da unidade socioeducativa de Rondonópolis, a qual ocorrerá por meio de convênio com o Governo Federal nos moldes e parâmetros preconizados pelo Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).

Entre as autoridades presentes no  evento, a juíza Gleide Bispo; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MT, Rosarinha Bastos; o secretário-adjunto da Setas Jean Estevan Campos Oliveira e os secretários-adjuntos da Sejudh, coronel Clarindo Alves de Castro e Nestor Fidelis; além dos representantes do Sistema Socioeducativo, o superintendente Alceu Munz de Ávila e o diretor da unidade de Cuiabá, Roni Cristovão de Lima.

 

 

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) realiza, por meio da Escola de Governo de Mato Grosso, o primeiro curso de "Aperfeiçoamento para Agentes do Sistema Socioeducativo". Distribuídos em duas turmas por mês, e com carga de 180 horas, o curso terá início no dia 13 de maio, e busca qualificar 300 agentes do sistema socioeducativo do Estado até outubro deste ano.

 

As aulas teóricas e práticas serão ministradas no auditório da Escola de Governo, pelos profissionais ligados a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Judiciária Civil.

 

Para o secretário-adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Valdemir Pascoal, a realização do curso propiciará uma melhor preparação psicológica aos agentes para lidar adolescentes infratores. "Os agentes do sistema socioeducativo, desde sua implantação, não tinha passado por essa qualificação. O curso é um ganho muito grande para o Estado, pois os agentes estando melhores preparados conseguirá intermediar de forma mais ágil situações de conflitos de adolescentes com a Lei", diz.

 

O curso também beneficiará a formação dos mais de 30 agentes nomeados do último concurso, que integrarão o quadro das unidades de Sinop e Várzea Grande.

 

 


Fonte: OLIVIA PIRES Assessoria/Sejudh-MT