GERAL

Auditoria Geral do Estado ganha reforço de novos auditores

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013 | Publicado às 18h17

A A

DIVULGAÇÃO

Os novos auditores do Estado, nomeados no último mês de dezembro, iniciaram na semana passada o processo de ambientação ao cargo. Até fevereiro eles estarão passando pelo curso de formação e recebendo treinamento para atuarem nas atividades inerentes à função que irão desempenhar. O reforço na equipe cria as condições para que a Auditoria Geral do Estado (AGE) dê continuidade aos trabalhos de aperfeiçoamento da administração pública estadual.

Conforme informou o secretário auditor-geral do Estado, José Alves Pereira Filho, a expectativa do governador Silval Barbosa é fortalecer ainda mais a atuação preventiva e orientativa. -Mais do que aumentar a quantidade de trabalhos apontando problemas, o objetivo maior do governo com a nomeação é aperfeiçoar a sistemática de funcionamento da administração pública, através de uma atuação focada no gerenciamento de riscos-.

Neste sentido, informou ele, a AGE estará se fazendo ainda mais presente nos órgãos, acompanhando de perto os processos internos. Alves destacou que será dado andamento a trabalhos que não puderam ser realizados devido à sobrecarga de atividades e que as equipes atuarão com ainda mais afinco, identificando pontos que geram interferências e desequilíbrios na gestão administrativa.

Para um dos auditores recém-nomeados pelo governo,  Jonathan Magalhães Ramos, a expectativa de toda a nova safra de servidores é somar ao restante da equipe. -É uma instituição que tem ganhado reconhecido pelos trabalhos que vem sendo realizando e que ainda possui espaço para crescer. Temos plena consciência de que poderemos contribuir com o fortalecimento do órgão-, pontuou.

Para o presidente da Associação dos Auditores do Estado de Mato Grosso (Assae), Christian Pizzato, a nomeação dos novos auditores demonstra a valorização dada pelo Governo ao trabalho realizado pela carreira. -Nossa categoria trouxe resultados contundentes em diversos relatórios e atividades realizadas, principalmente nos últimos anos, e os novos auditores vão somar esforços com a equipe, promovendo uma condição favorável para realização dos trabalhos e, principalmente, uma divisão das inúmeras tarefas hoje atribuídas ao corpo técnico-, salientou.

O período de ambientação e capacitação pelo qual os novos auditores começam a passar é fundamental para que eles desenvolvam um trabalho com mais qualidade. Questões sobre conduta funcional, relacionamento com os órgãos e funcionamento da máquina pública estadual são pontos abordados ao longo do curso que refletem diretamente na qualidade do serviço desenvolvido.

As atividades que marcaram o início do processo de ambientação contaram com a apresentação da instituição, dos trabalhos realizados pelo corpo técnico, bem como dos projetos que estão sendo devolvidos e pensados. -É importante que os novos auditores compreendam a credibilidade alcançada pelo órgão junto à sociedade e que eles são peças fundamentais na sua preservação e expansão-, disse o secretário.

O curso de formação prosseguirá até 14 de fevereiro. Logo após, no dia 15, está programada a cerimônia de posse coletiva. Com duração aproximada de 140 horas/aulas, o curso prevê entre outros pontos, conteúdos relacionados com o funcionamento da administração pública e com os sistemas informatizados do Estado, como o Fiplan (financeiro, contábil e planejamento), Seap (pessoal) e SigCon (convênios).

Até junho deste ano, os novos auditores também estarão participando, juntamente com o restante da equipe, do programa de formação continuada. Com conteúdos específicos para a área de auditoria, o programa tem um total de 16 módulos previstos e carga horária total de 360h. Ao final, os novos servidores receberão cerca de 500 horas em capacitação e treinamento ainda neste ano.


Fonte: ZEQUIAS NOBRE/Especial para a AGE/MT