GERAL

Começam disputas de tabuleiro nas Olimpíadas Escolares 2012

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 | Publicado às 18h58

A A

Adriane Rangel |Seel-MT

Esporte individual, o xadrez, que exige estratégia precisa, inteligência e muita concentração abriu  as primeiras disputas, nesta sexta-feira (30), na Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos, em Cuiabá, com a presença de 52 estudantes no confronto.

O mato-grossense Alex Castro da Silva, 16 anos, disputa a sua segunda edição nas Olimpíadas Escolares, inclusive com a conquista da quarta colocação nos jogos de 2011. Para ele, é um grande desafio estar na competição em Cuiabá. -Sei que posso conseguir bons resultados. Venho treinando desde o início do ano. Agora, é continuar com muita concentração nas próximas disputas e tentar repetir meu bom desempenho-, frisou.

Destaque e favorito da competição, o mineiro Arthur Chiari venceu o atleta Mateus Lima do Distrito Federal, na primeira rodada, aplicando no final da partida Mate do Corredor. A estudante do Distrito Federal Tainá de Oliveira também foi campeã da rodada ao fazer o cheque mate, aos 32 minutos, vencendo a atleta do Piauí Mariane Leal.

A enxadrista mato-grossense Lígia Oliveira estava na disputa, em quase toda disputada empatada, mas no final da partida a vitória foi da estudante de Santa Catarina, Isadora Braun. -O nível do xadrez está cada vez mais forte e no final acabei errando um lance dando a vitoria à minha adversária-, disse.

-Todas as nossas expectativas estão sendo ótimas em relação à estrutura, organização e nível da competição, que está altíssimo. Alguns atletas possuem rating CBX e alguns até rating FIDE[Federação Internacional de Xadrez] -, declarou o presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso, Pedro Antonio de Oliveira.

Conforme explicou o presidente da Federação, as regras fundamentais das disputas serão até o final o emparceiramento para torneios jogados pelo sistema suíço, tal como é estabelecido pela Fide preceituam que: primeiro um competidor jogue com qualquer outro competidor apenas uma vez; e segundo, que cada jogador seja emparceirado a cada rodada ou sessão do torneio, com um competidor, cuja contagem de pontos seja igual.

As disputas continuam nesta sexta-feira à tarde  e se estende até o domingo (02.12).


Fonte: ADRIANE RANGEL/Assessoria/Seel-MT