AGRICULTURA

Seminário realiza lançamento de livros de receitas e da história do rádio

Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 | Publicado às 18h15

A A

DIVULGAÇÃO

Aconteceu na sexta-feira (09.11), o lançamento do livro de -Receitas com Mandioca-, da extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Lindelzi Souza de Lima, durante o II Seminário Mato-grossense de Rádio - 90 anos transmitindo informação e cultura. O livro é uma coletânea do trabalho executado nas comunidades rurais do município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), onde a cultura da mandioca é a principal atividade econômica.O evento aconteceu em Cuiabá, no auditório da OAB, no Centro Político Administrativo.

Conforme a autora, o livro contou com a colaboração de colegas extensionistas que levam para as comunidades rurais inovações e aproveitamento total da cultura da mandioca. E para o próximo ano, pretendem lançar o livro de diretrizes sobre a farinha e da cultura da mandioca. Este trabalho vem sendo elaborado desde o ano de 2011, e conta com a participação de técnicos, pesquisadores e produtores rurais. No lançamento foi oferecido aos participantes um -Café da Roça-com diversos pratos elaborados com a mandioca.

O jornalista e membro da comissão organizadora do Seminário de Rádio, Jurandir Antônio Francisco, comenta que essa foi uma homenagem prestada a Empaer que manteve durante anos um programa pioneiro de rádio, voltado especialmente para o interior do Estado e para o produtor rural. O programa de rádio da Empaer era um dos poucos meios de informação nas áreas rurais, em um tempo em que a comunicação era, ainda, muito difícil em Mato Grosso.

Foi lançado também durante o Seminário, o livro -História do Rádio no Brasil-, da jornalista e escritora, Magaly Prado, contendo dados com perfis e depoimentos dos principais momentos da história entre a década de 1930 até o século XXI. Segundo Jurandir, o objetivo do evento é fortalecer o rádio como veículo de divulgação de informações, cultura e entretenimento; valorizar o rádio como um dos mais importantes veículos de comunicação de Mato Grosso e fomentar medidas de fortalecimento do rádio como meio de comunicação de massa.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Milhomem, destaca a importância do Rádio principalmente como veículo de informação e cidadania para os agricultores de Mato Grosso. Considera o meio de comunicação mais importante, pois, permite uma comunicação rápida para a população rural que -está sempre com o rádio ligado-, seja para ouvir informações gerais ou para receber recados e dicas para a próxima safra. Com performance de radialista, Milhomem lembra as manhãs no rádio dando "Bom dia, mas bom dia mesmo- a todos os participantes do Seminário.

O evento contou com a participação de jornalistas, radialistas, estudantes de Comunicação Social, representantes de emissoras de rádio, professores, presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, diretores da Empaer, Almir de Souza Ferro e Norival Cabral, gerente de Comunicação da Empaer, Shirley O Campos, funcionários e outros.


Fonte: ROSANA PERSONA/Assessoria/Empaer-MT