EDUCAÇÃO

Seminário de Educação Física do Pantanal discute formação unificada

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012 | Publicado às 17h59

O 2º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense (Sefipa) começou nesta quarta-feira (17.10) com palestrantes de renome.

A A

O 2º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-grossense (Sefipa) começou nesta quarta-feira (17.10) com palestrantes de renome. A professora drª Celi Taffarel, que tem diversos trabalhos publicados e atuação reconhecida na área foi quem fez a conferência de abertura no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária.

A palestra da professora discutiu a necessidade de uma formação unificada nos cursos de graduação em Educação Física. Ela defende uma formação ampla, unificada, sem que seja necessário dividir a formação acadêmica entre bacharelado e licenciatura. Celi Taffarel argumenta que a divisão da formação profissional é uma forma de enfraquecer o profissional que precisa ser combatida.

A professora considera a proposta de formação da Unemat, na área de Educação Física, uma inovação que está na vanguarda e num movimento de resistência para garantir uma formação completa e ampliada. Ela também destacou a importância de realizar eventos como Seminário do Pantanal, com uma temática fundamental para os profissionais em formação, além de possibilitar aos participantes, sejam acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais da área uma interação e troca de experiências.

O Sefipa segue até sábado (20) e conta com participantes de oito estados brasileiros além de 13 palestrantes de renome na área de Educação Física. Até o momento cerca de 250 participantes estão inscritos e participam de oficinas, mesas-redondas, palestras, conferências, além de apresentação de trabalhos em painéis e pôsteres.

Na cerimônia de abertura o coordenador geral do evento, professor Roberval Pizzano, do IFMT, destacou o crescimento do Seminário e caráter nacional que o evento vem ganhando com a participação de representantes de vários estados brasileiros. Para o diretor administrativo e financeiro do campus do IFMT em Cáceres, Carlos Rafael Dias, a parceria entre as duas instituições de ensino superior públicas deve ser fortalecida cada vez mais em prol da sociedade.

O coordenador diretor político-pedagógico e financeiro do campus de Cáceres, professor dr. Anderson Marques do Amaral, afirmou que a Unemat tem se preocupado em formar pessoas para atuação profissional sem limitações, e destacou a importância de realizar esses eventos para propiciar a reflexão sobre a formação. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Juliana Matiello, destacou a oportunidade que o evento propicia para o processo de formação acadêmica. "Abracem essa oportunidade, esses eventos e discussões mostram a força que esse curso tem. Tenho certeza de que esse evento já é um sucesso por conta da participação de vocês e pelo nível de palestrantes e trabalhos que serão apresentados aqui".

O Seminário do Pantanal é realizado em parceria pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Cáceres e conta com o financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapemat). A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações culturais do grupo Dançart, que é um projeto desenvolvido pelo curso de Educação Física da Unemat.


Fonte: LYGIA LIMA/Assessoria/Unemat