Campanha de combate à fumaça ganha pulmão inflável

Terça-feira, 16 de outubro de 2012 | Publicado às 19h02

A A

Ednilson Aguiar/Secom-MT

Em elaboração desde 2010, se concretizou nesta terça-feira (16.10), no pátio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao lado do Ginásio de Esportes, a instalação do Pulmão Inflável, da campanha -MT sem Fumaça-. O pulmão inflável de 220 metros quadrados foi aberto à visitação desta terça-feira até domingo (21.10). Estudantes de quatro escolas estiveram presente na visita inaugural, os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim, da Escola Estadual Padre Ernesto, e duas unidades da rede municipal Liberdade e Adolfo Paes de Barros. Os visitantes passearam por dentro do -órgão- conhecendo a estrutura que revela os malefícios da fumaça (queimadas, cigarros e fogão à lenha) a saúde humana.

O espaço foi criado com três ambientes; duas salas com capacidade para 20 pessoas e um miniauditório com 60 lugares. Durante as visitas, aberta ao público (estudantes ou população), cem monitores acompanharão, na semana, as palestras, sessões de vídeos, e passeios pelas salas temáticas apresentando e esclarecendo sobre os danos causados à saúde em função da ingestão de fumaça seja pelo cigarro, queimadas e lenha. Na área externa da estrutura inflável estão expostos materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros no combate a queimadas, técnicos da Sociedade Mato-grossense de Pneumologia (SMP) promovem dinâmicas com display mostrando os malefícios do cigarro e ainda realizaram testes respiratórios.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) garantiu a participação de todas as crianças, adolescentes e adultos. Estão disponíveis no local intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para traduzir as palestras e garantir esclarecimentos à pessoa surda, e mais o local tem acessibilidade garantindo a presença e a informação a todos.

-Por meio desse pulmão queremos esclarecer sobre a necessidade de redução da fumaça, para benefício à saúde humana-, destacou na fala de abertura a presidente da Sociedade Matogrossense de Pneumologia, Keyla Maia.

Para o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, a meta dessa campanha de combate a fumaça é que se torne duradoura e impactante. -É uma campanha de conscientização de longo prazo e que tem como questão fundamental a parceria entre as demais instituições, não sendo uma ação isolada-, destacou.

Durante o lançamento do Projeto, estiveram presentes representantes de todas as instituições parceiras. A promotora de Justiça de Meio Ambiente, Ana Luíza de Àvila de Souza (Ministério Público Estadual); o desembargador José Zuquim Nogueira (Tribunal de Justiça); o reitor interino da UFMT, Francisco Souto; a secretária de Mudanças Climáticas da (Sema), Suely de Fatima Menegon Bertoldi, e a representante da SES, que na ocasião recebeu a homenagem ao colega Wagner Luiz Peres, morto há um mês. Ele foi o principal articulador durante toda a construção do projeto.

Agenda de Visitação do Pulmão, pelo telefone 3613-6475, na Gerência de Educação Ambiental da Seduc


Fonte: ROSELI RIECHELMANN/Assessoria/Seduc-MT