AÇÃO SOCIAL

Projeto Mulheres Mil inicia novas turmas de qualificação em Cuiabá

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012 | Publicado às 18h43

A A

DIVULGAÇÃO

Garantia de geração de renda e da melhoria das condições de vida das famílias chefiadas por mulheres está entre as propostas do Projeto Mulheres Mil, uma ação desenvolvida pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado. O projeto abre na próxima quinta-feira (11.10) as inscrições para a segunda turma do Curso de Biojoias, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - unidade Bela Vista. 

Podem participar do Mulheres Mil, as beneficiárias dos programas de transferência de renda, com idade superior a 18 anos e que residam, preferencialmente, nos bairros Bela Vista, Canjica, Pedregal, Carumbé e Grande CPA. Serão ofertadas 60 vagas de capacitação, disponibilizadas em duas turmas de 30 pessoas.

Para se inscrever no Curso de Biojoia é necessário apresentar fotocópias do RG, CPF, comprovantes de escolaridade e endereço. Como o projeto prevê uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120 é necessário também a apresentação do comprovante de conta corrente em banco para depósito mensal do benefício.

Com foco na cidadania, na educação e na sustentabilidade, o Mulheres Mil tem como objetivo a promoção da equidade entre sexos, o combate à violência e o acesso a programas de formação profissional e tecnológica. O Curso de Biojoia é uma forma de ensinar como confeccionar uma peça artesanal e revendê-la.

Com sementes e plantas nativas, a qualificação oportuniza ainda o aprendizado em noções de empreendedorismo, uso dos recursos naturais sem agressão à natureza, além do aumento da escolaridade e o despertar dos direitos de cidadã das participantes.

As 60 mulheres que participaram da primeira etapa do Projeto Mulheres Mil encerram suas atividades no mês de novembro, em um evento que servirá para apresentar todas as peças que foram confeccionadas. Na ocasião, as turmas iniciantes e a comunidade terão a oportunidade de apreciar as Biojoias montadas ao longo do curso.

-O curso será uma qualificação capaz de transformar a vida destas mulheres. Sabemos que em outros estados brasileiros, o Projeto Mulheres Mil possibilitou, por meio da qualificação profissional, o resgate da auto-estima, da ascensão social e até mesmo da quebra de paradigmas, como o preconceito de gêneros, vindo muitas vezes dos próprios maridos-, disse a primeira-dama e Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.

As inscrições para o curso de Biojoias serão realizadas até o dia 09 de novembro, das 9h às 16h, no IFMT. O curso é ofertado gratuitamente para a população.


Fonte: FABYOLA COUTINHO/Assessoria/Setas-MT