GERAL

Governo ganha prêmio nacional com publicação do Atlas de Mato Grosso

Segunda-feira, 01 de outubro de 2012 | Publicado às 19h41

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), foi condecorado na importante premiação Contando uma História com Gis, um prêmio de alcance nacional.

A A

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), foi condecorado na importante premiação -Contando uma História com Gis, um prêmio de alcance nacional, recebido pela publicação do Atlas de Mato Grosso, um trabalho da equipe da Superintendência de Produção e Gestão da Informação- SPGI da Seplan. 

O EU ESRI Brasil 2012- Conectados ao Mundo pela Geografia-, aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo - SP, patrocinado pela Esri/Imagem Soluções de Inteligência Geográfica, distribuidora oficial do software ArcGis.

O Atlas de Mato Grosso é uma publicação composta por mais de 50 mapas temáticos, fruto de intenso trabalho da SPGI por meio dos estudos do Diagnóstico Socioeconômico Ecológico do Estado e agora, mais do que nunca, motivo de orgulho para todos os envolvidos na sua criação. 

Segundo o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso, José Gonçalves Botelho do Prado, -uma premiação desse porte, demonstra o reconhecimento nacional da qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelo Estado na área de geotecnologia e cartografia-.

De acordo com a secretária-Adjunta de Planejamento Regiane Berchieli, -esse prêmio mostra que estamos produzindo e compartilhando informação geográfica de alta qualidade e compatível com o que há de melhor no País em termos de geoprocessamento-.

A engenheira Cartógrafa Lígia Camargo, coordenadora do projeto do Atlas, -esse importante prêmio é dedicado a todos os técnicos e parceiros que contribuíram na confecção desta renomada publicação, com destaque à dedicação do técnico em Geoprocessamento, Jonas Ferreira dos Santos, e o apoio importantíssimo de Maria Aparecida Cerci de Paiva, coordenadora dos Estudos do Meio Físico e Biótico à época da publicação-, comentou Lígia.

Premiação

O Eu Esri 2012 é a terceira edição do principal evento para profissionais que trabalham com GIS (Sistema de Informação Geográfica) no Brasil.

Com o tema -Conectados ao Mundo pela Geografia-, o III Encontro de Usuários Esri Brasil levou os participantes a descobrirem o poder da geografia e sua importância na construção de um mundo cada vez melhor.

O Eu Esri 2012 é um evento voltado para o profissional GIS, se manter atualizado sobre as tendências do mercado, trocar experiências com especialistas de seu segmento e conhecer o que há de mais novo sobre o universo da geotecnologia.

Software

ArcGIS é o nome de um grupo de programas informáticos e que constitui um sistema de informação geográfica. É produzido pela ESRI. No ArcGIS estão incluídos o ArcReader, que permite ver os mapas criados com os outros produtos Arc, o ArcView, que ver dados espaciais, criar mapas, e performance básica de análise espacial, ArcEditor que inclui toda a funcionalidade do ArcView, inclui ferramentas mais avançadas para manipulação de shapefiles e geodatabases e ainda o ArcInfo, a versão mais avançada do ArcGIS, que inclui potencialidades adicionadas para a manipulação de dados, edição e análise.

A última versão do ArcGIS é a 10. A ESRI, empresa patrocinadora do evento tem uma parcela dominante do mercado de software de Sistema de Informação Geográfica, havendo um uso do seu software por cerca de 77% dos profissionais da área em todo mundo.

Participaram do evento, representando o Governo do Estado e a Seplan, a secretária-Adjunta de Planejamento Regiane Berchieli e a engenheira Cartógrafa Lígia Camargo.


Fonte: RICARDO SARDINHA/Assessoria/Seplan-MT