SEGURANÇA PÚBLICA

Mais de 1,2 mil pessoas participam da 3ª Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas da Polícia Civil

Segunda-feira, 01 de outubro de 2012 | Publicado às 19h18

A A

Marcos Negrini/Secom-MT

Com a participação de mais de 1.200 pessoas, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso realizou no último domingo (30.09), a 3ª Corrida de Rua -De Cara Limpa contra as Drogas-. O evento busca a integração de policiais, comunidade e instituições demonstrou pelo 3º ano, que o esporte, além de manter o corpo saudável é a melhor maneira de tirar crianças, adolescentes e jovens do mundo das drogas.

Muito mais que premiação, a disposição dos competidores das cinco categorias,  delegado de polícia, investigador, escrivão, universitário e geral, feminino e masculino, mostra o envolvimento dos participantes com a proposta do programa, a prevenção ao uso de drogas ilícitas. Uma das atrações da prova foram os bichos da seleção pantaneira, da TV Centro América e o mascote Bomdog do programa De Cara Limpa contra as Drogas.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, disse que a Instituição é parceira do Estado no pacto de enfrentamento às drogas por meio das ações de repressão ao tráfico de drogas e do programa De Cara Limpa contra as Drogas. -Essa corrida é mais um ato de prevenção que a Polícia Judiciária Civ-l, como um órgão de Estado consciente de sua responsabilidade social, também colabora com a população mostrando aos jovens que a melhor coisa é ficar longe das drogas, sempre preservando e incentivando a saúde de todos-, pontuou.

Desde as 6 horas, atletas conhecidos, policiais e pessoas da comunidade começaram a chegar para retirada do chip e da camiseta, em frente à biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso, ponto de largada e chegada da corrida.

A organização do evento, que teve o envolvimento de mais de 100 pessoas nas diversas funções, desde a segurança dos competidores, saúde, distribuição do material e água, foi uma pontos destacados pela delegada Alana Cardoso. -A corrida é uma forma de agregar os policiais e a comunidade como um todo. Estamos muito felizes neste ano. Deu muito trabalho, mas conseguimos encerrar as inscrições antes do prazo, pelo volume de inscritos-, frisou a delegada, que também foi a primeira colocada na categoria de delegado de polícia feminino, seguida da delegada Juliana Chiquito Palhares, que recebeu o segundo lugar .

Cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel/MT), o chip foi à inovação deste ano e contribuiu para a rapidez da prova e controle exato do tempo de classificação de cada um dos participantes.

O presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitário e investigador de polícia, Alexandre Bregunci, destacou a parceira dos órgãos a e integração com a comunidade universitária. -Agradecemos a parceria com a Polícia Judiciária Civil e estamos muito felizes com o resultado dessa prova, que a cada ano vem quebrando record. Neste ano rompemos a barreira de mil inscritos. Na primeira tivemos 500 e na segunda corrida 700-, frisou.

 Com 86 anos de idade, o senhor Cedil Pereira Lima, correu na categoria geral. Ele recebeu medalha de participação do delegado geral da PJC, Anderson Garcia, por ter terminado todo o percurso da prova na mesma condição que muitos jovens. Cedil ainda tirou -onda-dizendo: -meu fraco é 10 quilômetros-, em relação aos 5 km da corrida. -Não podia deixar de participar porque participei nos outros anos. Para mim é a maior satisfação estar no meio dos competidores. Nunca teve competição que eu não terminasse-, disse.

Na categoria geral, os dois primeiros colocado foram Margarida Silva Sabino e Florence Lima Verde, no feminino. No masculino venceram Fernando Silva e Alexandre Bispo Costa. A atleta Nadir Sabino foi à ganhadora do primeiro lugar na categoria universitário feminino.

A investigadora de polícia de Primavera do Leste, Tatiane Schmidt Gonçalves, foi à primeira colocada em sua categoria. -Participo desde a primeira corrida. Da primeira fiquei em 2º lugar. Na segunda tirei 2º lugar e agora treinei para ficar em primeiro. Gostei muito de participar-, disse.

Na categoria investigador de polícia, masculino, o primeiro colocado foi o policial civil de Barra do Garças, Eladio Crisostomo de Oliveira, que participa pela 2ª vez da corrida. -Continuo 100% correndo. Agora um pouco melhor e quero fazer um desafio para nossos colega investigadores, que deixem um pouquinho do final de semana para correr um pouquinho e a gente se encontrar na Corrida de Reis, que o esporte é saúde, é vida-, desafiou.

Os escrivães de polícia Francileia de Oliveira Silva, de Cuiabá, e Fernando Pereira da Silva, de Barra do Garças, são bicampeãos na categoria, feminino e masculino. -Continuei treinando e graças a Deus cheguei em primeiro de novo. O mais importante é participar e dar o exemplo para as pessoas continuarem praticando esporte-, disse Fernando.

-Está de parabéns a Polícia Civil com o programa De Cara Limpa contra as Drogas, com o intuito de prevenção de adolescentes e jovens e o esporte é essencial para isso-, completou a escrivã Francileia.

Representando os delegados de polícia, o delegado do curso de Formação da Academia de Polícia, Marcelo Miranda Muniz, recebeu troféu e medalha pelo primeiro lugar na categoria masculino. -Com saúde a gente consegue manter a cabeça no lugar e consegue realizar um bom trabalho. Estou entrando agora na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e procuro manter a cabeça e o corpo saudável para desenvolver um bom trabalho-, disse.

O secretário Adjunto de Segurança, Alexandre Bustamente, ajudou na entrega da premiação aos vencedores dos cinco primeiros lugares. Bustamante destacou que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) tem como um dos pilares a prevenção as drogas. -Os eventos promovidos pelo programa De Cara Limpa contra as Drogas demonstram integração, pois traz a diretoria da Polícia Civil, as associações, os sindicatos, os parceiros, Bombeiros, Exército, Polícia Militar, todos para participar de um evento que nada mais é o nosso intuito, combater a droga de diversas frentes tanto na repressão quanto na prevenção-, ressaltou Alexandre Bustamante.

A classificação geral de todos os competidores estará disponível no site da Polícia Judiciária Civil.


Fonte: LUCIENE OLIVEIRA/Assessoroa/PJC-MT