GERAL

Fazenda faz doação à Secretaria de Assistência Social

Quarta-feira, 26 de setembro de 2012 | Publicado às 14h01

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) realizou mais uma doação de mercadorias para a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

A A

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) realizou mais uma doação de mercadorias para a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). Foram mais de 30 itens, entre confecções, calçados, brinquedos e bonés entregues na última sexta-feira (21.09) no depósito da Setas na Beira Rio, em Cuiabá. Quem recebeu as mercadorias foi a secretária-adjunta de Cidadania da Setas, Vanessa Rosin Figueiredo.
 
Entre as mercadorias, foram doados 7.600 sucos em virtude de serem produtos perecíveis e o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) não ter sido quitado pelo contribuinte. A doação final dos produtos atende ao cadastro estadual de assistência social, onde estão cadastradas as diversas entidades que atuam com pessoas carentes no Estado. Esta é a terceira doação realizada pela Sefaz à Setas em 2012.
 
Segundo a gerente de Mercadorias Apreendidas da Sefaz, Carla Harue Kobayashi, a  lista de produtos doados é composta por mercadorias recolhidas pela Sefaz em situação irregular e que já foram a leilão por pelo menos duas vezes. Ainda existem os produtos onde o contribuinte pagou o imposto devido, porém, não buscou a mercadoria depois de 30 dias, caracterizando abandono. Mesmo nestes casos, os produtos doados pela Sefaz que se enquadram na situação já estão sob a guarda do Estado por pelo menos um ano ou são perecíveis e estão próximos do vencimento, explicou Carla.
 
Conforme a coordenadora de Ações Integradas da Setas, Laydy Dias, a Secretaria possui um cadastro atualizado das instituições que trabalham com assistência, que é periodicamente auditado pelo Ministério Público. Assistentes sociais também vão a campo para certificar que os produtos estão efetivamente chegando às pessoas carentes. "Produtos de maior valor são entregues para instituições que realizam bazares para que as mercadorias se transformem em recursos, como é o caso do Hospital de Câncer", destaca.
 
A segunda entrega de mercadorias à Setas este ano para doação ocorreu no dia 27 de julho, ocasião em que foram necessários dois caminhões para retirar o material do depósito da Sefaz, no Distrito Industrial. Os leilões da Secretaria de Fazenda acontecem a cada três meses, sempre pela Internet.
 
Com informações de Daniel Dino.


Fonte: LUCIANE MILDENBERGER/Assessoria/Sefaz-MT