COPA 2014

Secopa premia melhores desenhos do Projeto Pintando a Copa

Terça-feira, 28 de agosto de 2012 | Publicado às 19h02

A A

Edson Rodrigues - Secopa/MT

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 premiará nesta quarta-feira (29.08), às 8 horas, no Salão Nobre "Secretário Cloves Vettorato" no Palácio Paiaguás, os vencedores do Projeto Pintando a Copa. Após sete meses de disputa acirrada de criatividade e responsabilidade social pela melhor arte, os alunos participantes do concurso terão mais uma grande alegria. A premiação dos vencedores será realizada pelo governador Silval Barbosa, pelo maior artilheiro de todas as Copas, o ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, pelo secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke e pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes.

Desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre a Secopa, as secretarias municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o projeto estimulou a produção de desenhos e pinturas relacionadas ao tema Copa do Mundo, incentivando 95 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande.

Durante a fase de elaboração dos desenhos a comunidade escolar se dedicou ao projeto desenvolvido nas duas maiores cidades do Estado. Ao todo, mais de 40 mil desenhos foram produzidos, sendo cerca de mil obras finalistas e analisadas por uma comissão julgadora formada por membros da Secopa e por arte-educadores indicados pelas secretarias de Educação.

De acordo com o responsável pelo projeto, o assessor especial da Secopa Agripino Bonilha, a mobilização nas escolas e o envolvimento da comunidade escolar no Projeto Pintando a Copa ajudaram a promover uma ampla e permanente transformação social.

“Em todas as escolas públicas, as atividades de mobilização dos alunos incluíram ações de conscientização e disseminação de informações que ajudam a preservar o meio ambiente e a saúde de todos”, comentou o assessor especial da Secopa. Os alunos e suas famílias foram estimulados a combater a dengue, fazer a coleta seletiva de lixo e cuidar do bairro e da cidade como um todo, tornando-a mais receptiva para os visitantes que estarão em Cuiabá em 2014.

Para Agripino Bonilha, outro ponto positivo do projeto foi a forma criativa com que os alunos conseguiram expressar suas percepções em relação ao maior evento esportivo do mundo aliado à valorização da nossa cultura e tradições.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Os desenhos dos alunos foram avaliados observando os seguintes critérios: coerência, originalidade e criatividade. Foram observados ainda o capricho e harmonia dos elementos utilizados no trabalho desenvolvido, levando-se em conta a idade do aluno.

A Secopa premiará os três melhores desenhos de cada categoria em cada um dos municípios participantes, totalizando nove prêmios por município e dezoito trabalhos premiados. O 1º lugar receberá um notebook, o 2º lugar uma TV LCD e o 3º lugar uma máquina fotográfica digital.

Além dos prêmios, os três primeiros colocados de cada categoria vão receber cada um três ingressos para assistir um jogo da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 que ocorrerá em Cuiabá. O diretor e coordenador da escola, assim como o professor responsável pelo aluno que ganhar em 1º lugar nas três categorias, também receberão um convite cada para assistir a um dos jogos que acontecerão em Cuiabá.

As escolas vencedoras do projeto em Cuiabá e Várzea Grande receberão um notebook e um projetor multimídia. Para continuar estimulando a criatividade e o espírito da Copa do Mundo, uma nova etapa do projeto deverá ocorrer em 2013. 


Fonte: DIOGO CARVALHO - Secopa/MT