TECNOLOGIA

Cepromat triplica pontos de fibra ótica do Ganha Tempo

Segunda-feira, 06 de agosto de 2012 | Publicado às 20h17

A A

TV SECOM

Nos próximos dias, o Ganha Tempo terá mais um reforço na qualidade dos serviços oferecidos à população, pois os técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) estão triplicando os pontos de fibra ótica que atendem ao órgão.

Atualmente apenas um link interliga o Cepromat ao Ganha Tempo, porém com o lançamento dos novos pontos haverá maior disponibilidade de banda para as unidades do governo que encontram-se centralizadas no Ganha Tempo e em outras localidades.

De acordo com o gerente de Infraestrutura Corporativa do Cepromat, Cirano Campos, há outros ganhos com a ampliação do serviço. "Os cabos que estamos implantando comportam novas tecnologias, o que não é possível com o atual. Outra vantagem é que, mesmo com o rompimento de um cabo de fibra ótica, o sistema não ficará fora do ar, pois teremos dois pontos alternativos", explica.

Ampliação

O gerente esclarece que a abrangência da fibra ótica é maior que se imagina, isso porque atende a rede Infovia como um todo. "Além do Ganha Tempo, estamos aumentando a capacidade de serviço de vários outros órgãos estaduais, muitos deles que nem estão disponíveis na sede do órgão", revela ele.

Os cabos permitem o acesso ao serviço a partir do Ganha Tempo para órgãos como o Arquivo Público, Polícia Judiciária Civil (PJC), MT Fomento, MT Saúde, DMP/Seduc, Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT), chegando a atender a cerca de 20 unidades, dentre órgãos, secretarias e autarquias.

Velocidade

Os novos links garantem acesso à Internet com rapidez, bem como, mais agilidade das aplicações corporativas de sistemas de protocolo, Fiplan, SEAP, entre outros.

Campos revela que as mudanças fazem parte do processo de modernização solicitado pelo governo ao Cepromat. "Estamos atendendo o que nos foi pedido. Neste momento, a fase é de homologação para a entrega da obra e planejamento lógico para ativação do serviço, previsto para o final deste mês", pontua.

Parceria

Segundo o presidente do Cepromat, Djalma Soares, essa integração de serviços é possível graças à parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação, financiadora do projeto e o Cepromat, responsável pela execução do mesmo.

Possibilidades

"Esse mesmo modelo de parceria poderá ser estendido a outras secretarias para a realização de novos projetos a serem implementados pelo Cepromat", conclui o presidente da empresa.


Fonte: VIVIANE MOURA - Assessoria/Cepromat-MT