GERAL

Delegação de Mato Grosso participa do Campeonato Mundial em São Paulo

Quinta-feira, 19 de julho de 2012 | Publicado às 19h05

A A

 

A delegação de Mato Grosso que irá participar do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, que acontece em São Paulo, entre 19 e 22 de julho, saiu nesta quarta-feira (18.07) de Cuiabá. Cento e setenta pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes compõem a delegação, que busca medalhas no Campeonato Mundial.

Parte da equipe saiu de Cuiabá, do Ginásio Aecim Tocantins, na manhã desta quarta-feira. Outra parte pegou o ônibus na cidade de Rondonópolis e alguns atletas foram para São Paulo de avião. A intenção dos esportistas é trazer o máximo de medalhas possível. Por isso, os treinos foram intensos para fazer bonito na competição, que contará com lutadores de diversos países.

Conforme o presidente da Federação de Jiu-jítsu de Mato Grosso (FJJE-MT), Paulo César Venâncio, os atletas contam com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), que viabilizou dois ônibus para o transporte terrestre para os atletas participaram da competição.

Paulo Venâncio explicou que a equipe de Mato Grosso, para participar do mundial, teve que passar por seletiva. A última foi realizada  em julho e todos que conquistaram os 1º e 2º lugares da competição garantiram a vaga. "A delegação é bem esforçada e se doou em busca de medalhas. Eles sabem que, com um bom resultado, a equipe ficará cada vez mais respeitada nna modalidade", destacou.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, falou da importância em apoiar os atletas do Jiu Jitsu para dar continuidade ao crescimento do esporte, tanto em âmbito estadual quanto nacional. "Agora teremos a oportunidade de mostrar todo o potencial de Mato Grosso neste esporte, em um evento mundial. Sabemos que Jiu-jitsu tem uma grande visibilidade e essa competição, com certeza, contribuirá para divulgar a potencialidade de cada atleta do Estado", disse.

Expectativa

Nem mesmo o frio desta quarta-feira fez com que os atletas demorassem a chegar ao Aecim Tocantins para o embarque. Todos estavam bem confiantes e ansiosos para embarcar rumo a São Paulo. O atual campeão estadual da modalidade, do município de Nova Olímpia, Eberson Godofredo, da categoria peso leve, afirmou que está muito ansioso e sentiu que o peso é maior por ser campeão do Estado. "Sinto-me cobrado a ter um bom desempenho, mas treinei muito para estar no campeonato e quero trazer um bom resultado".

O atleta Leomam Carvalho, de Sorriso, da categoria peso médio, ressaltou que a junção de todas as equipes do Estado é importante para que se tenha uma visão de quantos atletas estão inseridos nesse esporte. "Também é importante para mostrarmos que Mato Grosso está bem representado no Jiu- Jitsu", disse. 

Apoio

Para a esportista Maisa Correa de Pontes, de Chapada dos Guimarães, o incentivo da Federação e da Seel foram essenciais para que os atletas participassem do Mundial. "Quero agradecer pelo apoio. É muito válido para que nós consigamos atuar em competições", declarou. 

"A Seel nos dá respaldo e nos ajuda a realizar nosssos sonhos, como o de participar do Mundial de Jiu Jitsu", disse o professor e atleta faixa preta, da categoria peso pluma, Luiz Pombo, atual vice-campeão Brasileiro e morador de Cuiabá.

 


Fonte: ADRIANE RANGEL Assessoria/Seel-MT